Ivan, Ana e Valentina in Germany

Muitas pessoas querem saber como é viver na Alemanha... aqui vamos nós...

E outras irão apenas ler pra matar a saudade...

Para tentarmos responder a todos... "um pouco de nossas vidas estará aqui".


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Enfim... Alemanha por Ana!

Já estou aqui desde 8 de abril e sei que demorei para fazer meu primeiro post sobre as "primeiras impressões" que tive quando cheguei, os primeiros dias...
Porém, não achei justo escrever sobre Alemanha, Dresden nos primeiros momentos, pois já esperado fui "abatida"por uma emoção, que nunca havia sentindo antes...
Um aperto no coração quando deixei minha família, meus pais no aeroporto, um nó na garganta, que a dureza do momento fez me calar, para não abalar ainda mais minha filha... pois pra ela, tudo era pura "festa"... queria eu naquele momento, ser como ela "uma criança" e não ter noção alguma do tempo que não veria mais meus pais, meus irmãos, sobrinhos, amigos...
Naquele momento, a única imagem que me vinha a cabeça era o carinho que a família do meu esposo teve com a gente, todos foram nos ver nas últimas horas no Brasil, escreveram palavras que leio sempre pra Valentina, é o meu livro predileto que trouxe na mala...
Quando senti que de certa forma estava perdendo o convívio com essas pessoas, que pra mim são as mais especiais do mundo, minha LINDA família, minha amada família... me bateu uma dor dilacerada.. e aí me perguntei, e agora?
Foram dias de lágrimas por aqui, quando olhava o "livrinho vermelho", a foto tirada nas últimas horas, o quadrinho que amei dado por uma amiga, a foto do "café" que fizemos e demos muita risadas, enfim, meus pensamentos estavam todos voltados ainda nas coisas que havia deixado para trás... isso fazia com que ainda não pudesse saborear e aproveitar os momentos de descobertas por aqui...
Agora já se passaram alguns dias (quase 20 dias por aqui) e já me sinto diferente, mas segura deste sentimento, como se pudesse sentir falta dos amigos, da família, porém entender que eles sempre serão as pessoas que amo, e que quero compartilhar tudo que viverei aqui...
E como dizia a Márcia Cobar, nas suas frases deixadas para mim... "Aguenta Coração"! É isso aí...
Então amigas blogueiras, amigas do Brasil... vamos as "Aventuras"...

"Dresden - LINDA!!!
Uma cidade que esta me encantando a cada dia... a parte histórica de "cair o queixo", arquitetura belíssima...

Conheci um parque este fim de semana muito bacana!!! e fizemos um pic nic...

De vagar vou colocando o blog em dia... e contando as "novas"por aqui...
Por hoje passei apenas para dar um alô e dizer que estou começando a entender o que é  ser uma expatriada!!! 
Difícil? Sim, porém tem um Sabor Especial viver tudo isso aqui...




59 comentários:

  1. Aninha!!!
    Que bom ter notícias suas!
    Por acaso a senhorita estava fazendo picnik no Grosser Garten???
    Este é o meu parque favorito na Alemanha, eu adorava patinar aí no verão, quando o sol ainda brilhava às 9 da noite...
    Querida, você, assim como eu, tem laços familiares muito fortes. A saudade dos seus vai te seguir aonde quer que vá. Mas não deixe que essa saudade tire a beleza do momento que você está vivendo.
    Viel Spass, aproveite a Alemanha e curta a primavera. Se abra como as flores que estão brotando do chão.
    Beijos
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Márcia!
      Por acaso é esse parque mesmo Grosser Garten... rs
      É maravilhoso esse parque, ficamos opor lá o dia todo... vi pessoas patinando já por lá...
      Verdade sou muito família mesmo, imagino que a saudade não vai me deixar, como você mesma disse.
      Vou aproveitar sim... cada dia!
      E obrigada por sempre estar aqui! com tanto carinho...
      beijosssss

      Excluir
  2. Oi minha querida, bom ter notícias suas novamente!! O comeco é sempre meio difícil mesmo!! Desejo que aos poucos você se acostume com tudo, com um ritmo novo de vida!!
    beijos e boa adaptacao!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Babi...
      lembrei de você nesse tempo... lembro de quando você teve seus dias também de melancolia. É duro né... mas estou amando estar aqui, que terrinha boa!!! friaaa... mas boa...rsrsr
      vou lá no seu blog ver o que perdi... será que terminou a calça??rs
      beijãooooo

      Excluir
  3. Você eh uma vencedora, mulher.... Por conseguir sentir todo esse turbilhão de emoções e seguir em frente... E acima de tudo, ver o mais bonito de tudo isso...
    Pensa que isso não foi um adeus, foi um ate logo!

    E que venham muito mais posts felizes, com descobertas e aventuras! =)

    Que dia lindo de sol para um pic nic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lu!
      que bom você aparecer e me deixar esse recadinho vibrante! Obrigada...
      o pic nic foi uma delícia...
      Vou pensar mesmo desta forma, que foi um até logo... fica mais leve né!
      Vou lá no seu blog... dar uma olhada nas novidades....
      beijão

      Excluir
  4. Eu já me estava perguntando por onde vc andava! rsrs
    Percebi uma certa tristeza nas suas palavras... ta recente ainda né, mas aos poucos melhora, o comeco é dificil mesmo, pra mim q estou a mais de 2 anos por aqui, tbm é dificil ainda.
    Dresden é linda mesmo! estou querendo muito dar uma passada por aí pra conhecer o museu militar que ta novinho em folha e ver a Himmelsscheibe von Nebra que ta numa cidade próxima daí :)
    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ingrid!!! andava por aqui... Alemanha... porém longe do blog...rs
      Você percebeu certinho, estava triste mesmo, melancólica, com muita saudades do pessoal que deixei pra trás...
      Já fiquei sabendo deste museu... dizem que é bárbaro mesmo! Agora esta Himmelsscheibe on Nebra, náo sei o que é isso ainda? O que é?
      beijossss

      Excluir
    2. Oi Ana! Da uma olhadinha aqui:
      http://www.lda-lsa.de/fileadmin/bilder/hvn/hvn_neu_web_cr.jpg

      É uma placa da idade do bronze que foi encontrada em Nebra (Alemanha) e hoje está no museu de Halle. Acredita-se que seja a primeira representacao dos astros.

      bjoss

      Excluir
  5. Que maravilha Ana saber que voce chegou e que tudo esta bem.
    Voce vao morar definitivamente na Alemanha ou ficara por tempo limitado?
    Sao dois fatores importantisimos com relacao a sua adaptacao ser rapida ou nao.
    Se for ficar definitivamente, sim, o processo sera mais lento pois esta saudade dos amigos e da familia realmente doi muito e e preciso ter paciencia com ela.
    Se for ficar por tempo limitado, aproveite, pois passa rapido demais e a Europa tem milhoes de coisas a ensinar.
    Abracos e ate ja!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rose!!
      obrigada por todo carinho e por suas palavras sábias...
      então a proposta é de ficarmos 4 anos, mas isso pode mudar, dependendo do que ocorrer, pode mudar no sentido de ficarmos ainda mais...
      Mas entendi seu recado no que diz a diferença de "pra sempre", definitivo, ou apenas alguns anos... e você tem toda razão, li com muita atenção o que você quis me passar. Já que serão a principio alguns anos, aproveite!!! É isso mesmo Rose, vou nesta linha de pensamento... mesmo as vezes tendo algumas recaídas de saudades... você como lida com isso? Pois vejo você de uma forma completa com sua família (marido e filhos), mas os que você deixou aqui no Brasil? Me desculpe a intromissão, se não quiser falar sobre isso, tudo bem... ë que te acho tão forte, tão pra cima, adoraria ver como você lida com isso...
      Bom, obrigada por todo carinho de sempre e atenção!
      beijoss

      Excluir
    2. Ana, quando eu fui pra o os Estado Unidos pra ficar um ano estudando, eu era bem joevem e aquilo era tudo que eu queria. Eu telefonava pra minha familia quase todos os dis porque eu ficava louca pra contar todas as novidades pra eles, pros meus amigos.....era uma loucura e eu estava felicissima com a experiencia. Fiz muitos amigos,conheci muitas coisas,passeios, foi otimo.
      A saudade como esta a qual vc se refere so veio mesmo depois que me casei e tive meus filhos....aaahhhhh era esta dor, como voce descreveu, dias assim de um vazio enorme, sem chao...era horrivel....mas um dia falando com minha mae, eu reclamando muito de saudades, de como era dificil, etc, etc, etc, ela disse simplesmente: "Minha filha, sua familia agora e seu marido e seus filhos. Invista sua energia nesta parte de sua vida."
      E foi assim Ana. O tempo passou, e eu fui criando outras raizez por aqui. Outro amigos, outra cabeca, outros olhos. Minha, mae, meu pai, meus irmaos sao super importantes pra mim, e estar longe deles nao diminuiu em nada nossos vinculos, muito pelo contrario. Eu posso contar com minha familia pra tudo.
      Acho tambem que eta experiencia me amadureceu e fortificou muito. No Brasil estamso cercados de amor carinho e apoio, morar longe nao muda isso, porem a gente a prende a se virar, a dancar conforme a musica. Acho qu efoi muito bom pra mim, ja qu esou a unica filha e era no Brasil muito protegida.
      Quatro anos passam muito rapido, voce vai ver. Combine de ir ao Brasil pelo menos uma vez por ano e melhor ainda, traga sua familia pra te visitar na Alemanha, pra que els possam ver qu evc esta bem e assim ficarem tranquilos.
      Um forte abraco Ana e tudo de bom.

      Excluir
    3. Rose,
      foi muito bom ler suas palavras... e o conselho da sua mãe talvez foi duro para ela te dizer, mas era o momento que precisava dizer isso...
      Eu preciso, preciso também ver isso...que minha família é meu esposo e minha filha... Dançar conforme a musica...
      meus pais irão vir sim a Alemanha, quero muito que conheçam tudo isso aqui...
      obrigada de coração!!!
      beijossss

      Excluir
  6. Que bom, que bom, que bom!! Vc recebeu meu e-mail? Eu te enviei assim que você deixou o comentário lá no blog.
    Fico muito feliz que tudo esteja se acomodando. A saudade vai permanecer, eu, após oito anos fora, ainda sinto muita falta da família, de alguns amigos... Não é fácil mesmo, mas também tem muita coisa boa.
    Um dia ainda vamos nos encontrar vizinha!!! Será muito legal conhecer você pessoalmente. Seu coração é transparente e me identifico muito com isto.
    Parabéns pela superação, por assumir suas dificuldades e pelas conquistas!!
    Um beijo enorme, Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ju!!!
      recebi sim seu e-mail, gostei da sua atenção... e quero me justificar a falta de retorno, mas na fase tristonha não estava abrindo o PC... I'm sorry Ju...
      Imagino que quando se é família, pode passar 10 anos, que a saudade aperta com muita intensidade né...
      Mais vou aproveitar as coisas boas daqui (que são muitas!!! e não temos no Brasil).
      Obrigada de coração pelas suas palavras acima, amei...
      vou lá no blog agora ver o que você contou de novo e eu perdi... beijoss

      Excluir
  7. Oi Ana,

    eeee ainda bem que voce chegou, que está tudo bem com voces 3!
    Logo logo as coisas entram numa rotina! E com a primavera, tudo vai ficando cada dia mais lindo!
    A Valentina vai fazer muitas descobertas, vai estar falando alemao super rápido!
    Muitas coisas interessantes ainda estao por vir! Nao fica tristinha nao!
    Sua familia vai ficar feliz pelos momentos incríveis que voces terao por aqui!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Debora!!!
      estamos bem, Graças a Deus! E a tristeza esta indo embora devagarzinho... rsrs
      aqui as flores já estão brotando até no mato...umas florzinhas amarelas...nossa tem em toda parte... lindo! tem por aí?
      beijossss....

      Excluir
  8. Ana seja bem vinda, o comeco é assim mesmo, mas as poucos as coisas vao ficando no lugar e filha usa a net a tela do computador pra ver e falar com a família e os amigos, esse recurso ajuda e ameniza os sentimentos viu, bjs:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Barb!
      estou usando menina a net... e muito!
      mas aos poucos vejo que estou melhor... vai calejando!!!
      vou lá no seu blog ver suas novas...
      beijossss

      Excluir
  9. Ana, que bom que você escreveu! Eu já estava ansiosa!

    Bem-vinda!

    Que bom que o pior já passou, devegar você vai se acostumando e amando tudo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dani...
      quanto a Alemanha...não tenha dúvidas, amei!! que lugar maravilhoso...
      estou te seguindo sempre... e como esta o tempo em Frankfurt?
      beijos

      Excluir
  10. Oi Ana,
    Que bom que tivemos notícias suas... estava preocupada e com saudades!
    Fique tranqüila e procure pensar somente em coisas boas, em tudo que farão nessa cidade maravilhosa, em todos os aprendizados que terão...
    Saudades! As saudades serão eternas, mas o jeito é encontrar meios de amenizá-la (cartas, skype, visitas sempre que possível).
    Dá mesmo uma sensação estranha, um sentimento de vazio, solidão e tristeza. Mas passa e será temporário. Pense nisso! Agora é muita novidade! Você tem um tanto de coisas para adaptar-se e ainda mais o idioma (que é um desafio e tanto para nós).
    Sabe que fará 3 anos que estou aqui e ainda tenho uma série de dificuldades, mas um dia é melhor que o outro. Acredite nisso também...
    Você é forte, uma simpatia e conquistará muito nessa nova vida que escolheu para sua família.
    Dará tudo certo e conte comigo sempre, sempre....
    Um grande beijo e um abraço bem apertado. Fique bem!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Celi!!
      Nossa que bom ver que você esta inteirona aqui... eta mulher forte, vi seus posts... chorei ao ler sobre o parto... você é uma criatura de admirar! Um exemplo de mãe, de mulher, de amiga...
      Sei que sua mãe esta aí com você, que delícia... aproveite... pois só agora nesta circunstâncias que estou vendo quanto tempo as vezes eu perdi ao lado deles... xiiii...
      Ingrid, nem tenho palavras pra dizer o quanto soa grata pelo seu carinho, mesmo com baby novinho você aparece aqui e ainda me da forças... por isso ADORO você!!! muito...
      sei que posso contar... alias já conto!!! rs
      beijos com muito carinho e nos meninos também...

      Excluir

      Excluir
  11. Ah.... esqueci de falar desses passeios maravilhosos que farão... uma oportunidade única e inesquecível. Veja só a possibilidade de fazer piquenique. Me conta se não foi tudo de bom?! Uma delícia!
    Aproveite e faça muitos passeios! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se viu que delicia...ah! isso eu quero aproveitar muito...
      vou fazer sim....
      beijosss

      Excluir
  12. Ai que bom ter noticias suas, familia reunida é bom né?
    Melhor de tudo é que agora vc ta bem.
    A saudade nao passa, mas com o tempo a gente se acostuma com ela. rss
    Sua filhota fofo demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Wilqui..
      Familia reunida agora mulher!!!
      verdade isso que vc falou...rsrsr
      vou lá te ver... no blog viu!!!
      beijo

      Excluir
  13. Ana,
    a mudança para um lugar distante da família e dos amigos é uma experiência muito particular e as formas de sentir esse distanciamento também, sabe?
    Que bom que agora estão vocês três juntos! Isso é o mais importante de tudo.
    Vou aguardar mais novidades aqui no blog.
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lu!!!
      concordo com você, é bem de cada um... eu sou uma manteiga...
      sempre volte aqui... obrigada pelo carinho!
      beijosssss

      Excluir
  14. thdotta@yahoo.com.br25 de abril de 2012 às 16:30

    Oi...!!! tudo bem querida?!
    Como sempre amei as fotos...que bom que vc eh assim ne amiga?!...
    detalhista,atenciosa,companheira ,isto me faz sentir mais próxima de vc..eh como vc dizia...e esta se cumprindo,so nao deixe que o tempo o dia a dia paralisem este carinho ta?!...
    A cada e-mail seu que eu leio a cada foto,parece que sinto exatamente o que vc quer passar...assim como este post.Te entendo perfeitamente,pois a um lado em nos que somos muitíssimas parecidas,nao sei qual seria a palavra exata para decifra-la,mas vc me entende ne?!O importante eh que vc esta feliz...e assim como a marcia cobar disse, Viva a primavera da sua vida e que primavera hein...?! Nos falamos mais por e-mail...
    Beijos e beijos...e um abraco bem forte. Da um bj na "prriiincesa'' Valentina.
    Ahhh por que nao aparece minha foto? eu ja coloquei,rsrs.
    Bjs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Thá!!!
      ainda bem que vc escreveu aqui, pois achei estranho vc não responder os e-mail(s)...rsrsr
      que bom que tenho sido o mais clara possível nas fotos, nas observações... são tantas coisas, tantos sentimentos Thá...nossa! (nó na garganta...).
      AMO mesmo seu quadrinho... o Ivan também...
      Aqui é bem diferente tudo Thá, muitas coisas bacanas... queria muito que vcs compartilhasem isso...
      Quando vc sentir aí sozinha, me escreva, vou adorar, mesmo que por e-mail a gente ter aquelas conversas nossas...sobre TUDO!!!
      AMO você Thá... amo vcs que deixei aí... não saem do meu coração... como disse lá na abertura do blog, no comentário do Almir Klink... "é preciso ficar distante pra enxergar com clareza o mundo que nos cerca"... Você é especial!!!
      beijo.... no seu coraçãooo

      Excluir
  15. lara noronha prima da ana25 de abril de 2012 às 18:24

    ana minha mae se emocionou mto ao ler seu post heheheh!! adorei oq vc escreveu contas do q vc tem feito ai como é o lugar as lojas ! dos micos [eu sei q tem] kkkk! um bjao lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lara... tadinha!
      vou ver se mando as fotos daqui pra vcs através do seu e-mail... já mandei várias para meus pais... vou te mandar e mostra pra sua mãe e diga que estou com muitas saudades dela... de vcs...
      Sua mãe sempre foi minha tia preferida... talvez nunca tinha dito isso a ela, mas quero que saiba disso...
      beijossss nos seus corações... com lágrimas ao digitar essas palavras...

      Excluir
    2. Lara, me passe seu e-mail por favor...

      Excluir
    3. ana a lerda aki [eu] esqueci de acesar o blog pra ver se vc tinha respondido olha meu email é lara240900@hotmail.com pod mandar quando mandar comenta la no meu blog um bjao mtas saudades beijo na valentina!!!

      Excluir
  16. Minha Querida e Amada Amiga,

    Sabe aquela Música que diz assim: “Amigo é feito para se guardar do lado esquerdo do peito..., assim falava a canção...”Então minha querida amiga e é assim que é meu carinho por você.
    Já sinto que você está mais “Alemanhasada”, risos... e isso me deixa feliz, pois como já escrevi outras vezes, viva, viva e viva, pois essa nova vida, pode ser a Realidade, mas também está fazendo parte de um grande sonho de vocês, e vivenciar um sonho é muito raro e gratificante, então Seja Feliz!!
    Estou com muitas muitas saudades, mas muito muito feliz por você.
    Ou melhor vocês...
    Beijinhos, Vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Vi!!!
      hummmm... chorei mais... quando li...
      obrigada por tudo minha linda amiga do coraçao!!!!!
      um beijasssoooo

      Excluir
  17. Ana, que notícia maravilhosa! Que bom saber que vocês já estão aí e gostando da cidade. Quanto a sua adaptação, concordo com tudo que a Rose te disse. Com o tempo a gente vai fazendo novos amigos, encontra uma nova rotina e a vida antiga fica cada vez mais pra trás. Isso não se aplica às pessoas que você ama, que estarão sempre lá para você e continuarão na sua vida, de uma forma ou de outra, mas a gente se adapta, encontra novos interesses, outras coisas pra fazer e uma hora descobre que a saudade vai ficando mais manejável, embora nunca passe totalmente, que você fez uma escolha, que foi a sua família, e que você está ok com isso. De repente você se vê tão ocupada com sua nova vida que um dia acorda e descobre que está totalmente adaptada e feliz. Acho que adaptação tem muito mais a ver com nosso estado psicológico e nossa abertura para abraçar um novo lugar e cultura do que necessariamente o número de anos que vamos viver naquele lugar. Sei que vocês vão ficar bem e saber fazer desta uma incrível experiência pra toda a família. Linda a foto do Ivan e da Valetina no parque. Também amamos fazer piquenique. Beijo e estou aguardando mais novidades e fotos das suas impressões de Dresden.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Eli...
      que bom te ver por aqui... faz tempo que você não aparecia, você esta bem né?
      Também concordo com a Rose e com o que você disse acima, mas é dificil colocar em prática né... mas sei que vai passar, alias já esta passando, me sinto bem melhor a cada dia, como vc mesma disse, a rotina do dia a dia nos ocupa. Gostei demais daqui, não sinto falta do Brasil, hoje sinto falta das pessoas apenas...
      Mas, esta correndo tudo bem, Ivan adora o trabalho dele, a por falar nisso ele esta indo para os EUA agora em junho, em Austin, ira ficar em um treinamento.
      Vou abraçar sim Dresden, Alemanha, pois fomos muito bem recebidos por aqui...
      beijãoooo e não suma...rsrsr

      Excluir
  18. Ana querida!
    Sei que o momento é de uma miscigenação de sentimentos inigualável...
    É difícil, mas logo, logo passa viu!
    Você arrasou no texto, lindo!
    Super beijo pra vocês 3 e se cuidem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Quelen...
      obrigada por TUDO...pela ligação e tempo disponível para mim com toda explicação sobre Kindergarden... foi muito carinhoso e atencioso da sua parte!
      obrigada pelo "arrasou", acho que quando se escreve do coração acaba saindo transparente e bonito...
      amei sua torat de limão, ui, que vontade!!!
      beijosss

      Excluir
  19. Oi Ana!!!
    Que bom ter notícias suas! Tenho certeza que quando você menos esperar já estará adaptada. Sentir saudade é inevitável mas com o tempo essa falta será amenizada, pode acreditar! Você vai se surpreender com tudo que poderá aprender e descobrir na Alemanha, é só se abrir para o novo! Boa sorte para vocês nesta mudança e precisando estou por aqui :-). Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sandra!
      obrigada!
      Já me sinto melhor... a saudade é fogo mesmo... mas acredito que será amenizada sim...
      Quero muito me surpreender aqui...rsrsr.
      Vou agora ler os blogs novamente, a vida segue né...
      beijosssssss, bom fim de semana...

      Excluir
  20. É Ana a sua vida nova agora começou de verdade, vc descrevendo o que sentiu nos ultimos momentos me deixou emocionada, mas tudo vai se ajeitar a com tantas coisas novas que virão por ai.Super boa sorte,bjkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi RÊ!
      verdade Rê, agora começou MESMO!!! estou adaptando de "pouquinho"... hoje fizemos um passeio bacana, isso me deixa pra cima, é gostoso essas oportunidades por aqui...
      beijos e obrigada por aparecer!

      Excluir
  21. Ahhh finalmente chegou!!!

    Seja super bem vinda, curta mt Dresden, é uma cidade linda (pelo menos a parte antiga). Vc chegou numa epoca linda, qd tudo está verdinho e os dias sao mt alegres. Aproveite bastante pra ir aos parques mesmo.

    Procure nao pensar na saudade dos que ficaram no Brasil, eles sempre vao dar um jeitinho de ficar pertinho.

    Tudo de bom Ana, pra vcs 3!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Nina!!!!!! Finalmente né...rsrsr Vou curtir sim, pode deixar!!! rs
      Nossa linda mesmo...amei o centro histórico, o restante da cidade é tranquilo e gostoso...
      Os parques estão muito bonitos, verdes, com flores... uma delicia, e esse calor aqui esta muito bommmm... menina hoej procuramos até sombra nos passeios...rs... verdade...
      beijosessss

      Excluir
  22. Oi Ana,
    Não tive tempo de responder ontem no blog,pois eu estava incenerando o arquivo morto, vc. já pode imaginar...
    Adorei sua postagem, nos dá uma ideia verdadeira, do sentimento do que vem a ser a imigração...
    De um lado a beleza, a educação, as oportunidades de se viver no primeiro mundo e do outro, a distância da familia, dos amigos, especialmente dos pais, irmãos e sobrinhos... Ufa como seria perfeito se pudessemos unir o lugar, a cultura e pelo menos 1 pessoa do convivio antigo, já ajudaria muito para a felicidade ser quase completa.
    A vida é assim, infelizmente não temos como ter tudo de uma vez só, mas com disciplina, boa vontade e coração e mente abertos, devagar vamos construindo o nosso dia a dia cada vez melhor. Vá aprendendo o alemão, pois quando formos te visitar vamos precisar muito dele para nos guiar. Beijos para a familia Gaspar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dri!
      imagino a sua correria para a auditoria!
      Mas, não se preocupe vc sempre esta presente por e-mail (adoro recebe-los).
      Então quase desisti do blog, mas estou firme e forte...vou ver se faço um post sobre passeios por aqui...
      beijossss amiga do coraçao

      Excluir
  23. Oi Ana!
    É verdade, estou super sumida. É que a Helena está passando por uma fase complicada. Entrou para a escolinha no meio de março e desde então vive doente. E cadê tempo para blogar com uma filha adoentada?? Espero que isso mude junto com o tempo bom que anda fazendo :-)
    E como está a sua adaptação aqui? Está gostando? E sua filha?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Karen, que bom que apareceu por aqui, tadinha da Helena... escola é assim mesmo... Valentina também ficou bem resfriada e esta com uma tosse que não passa...
      Bom a Valentina esta se adaptando de vagar na escola, tadinha não entende nada né... eu estou indo também... rsrsr
      É duro, mais é legal... estamos curtindo tudo isso...
      beijosss e não suma!!!

      Excluir
  24. Oi amiga, amei o seu blog, ficarei imensamente feliz se vc me fizer uma visitnha, estou te seguindo. Bjinhus
    www.gustavoegaby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Valéria!
      que legal, mas uma nova amiga...é claro que vou lá no seu blog, com maior prazer...
      que bom que gostou do blog....
      beijosss

      Excluir
  25. Ana, bom ter noticias tuas e saber que a cidade te encantou logo de entrada.

    Leipiz, é outra cidade lindíssima!!!

    Seja bem vinda!

    Bjao Georgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Georgia! tudo bem?
      vou ver se conheço Leipiz nos pr;oximos passeios, já me disseram mesmo que é interessante. E tão perto daqui né...
      obrigada...
      beijosss

      Excluir
  26. Ana muitas felicidades na sua nova vida. Saudades sempre vai existir, sempre vamos ficar divididos, eu que o diga, mas o sentimento vai se modificando, acho que vamos aprendendo a lidar com isso, dói, mas ocupamos a mente com a nova vida e no final a vida segue.

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Tô atrasada mas... bem-vinda a Terra do Bratwurst!!!! :-D
    Beijocas, e boa semana pra vocês!
    Angie

    ResponderExcluir

Páginas