Ivan, Ana e Valentina in Germany

Muitas pessoas querem saber como é viver na Alemanha... aqui vamos nós...

E outras irão apenas ler pra matar a saudade...

Para tentarmos responder a todos... "um pouco de nossas vidas estará aqui".


domingo, 6 de maio de 2012

Alternativo, criativo! Um bairro diferente em Dresden... "Neustadt"

Hoje respondi a um e-mail que recebi solicitando um "help" sobre dicas do que fazer em dois dias em Dresden da Cris Allegretti de São Paulo.
Como estou aqui a pouco tempo minhas dicas foram do que já conheci, mas para dois dias de turismo acho que o que conheci já são pontos suficientes para "dois dias"...
Enquanto estava escrevendo para Cris, que me perguntou onde ir a noite em Dresden, me veio a cabeça a dica de Neustadt... e resolvi deixar aqui no blog também a dica.
Bom, um bairro diferente, bem "alternativo", criativo... com um charme bem peculiar!!!
A história deste bairro é que durante a época da República Democrática Alemã (RDA) o bairro foi abandonado pelas pessoas que ali viviam, assim abriu espaço para novos habitantes, a maioria artistas, jovens estudantes  que se tornaram "squarttes", ou seja, pessoas que habitavam apartamentos, bares, pubs vazios e se tornavam "donos" do pedaço. Porém, fizeram destes locais o que chamam de "Bunte Neustadt", criativa, colorida, alegre, cheio de vida!!!
Tempos depois, devido ter uma boa localização e muitas pessoas frequentavam porque gostavam do  novo estilo, novos negócios foram atraídos para o bairro (restaurantes, hotéis, pubs...).
Hoje o bairro mantém ainda o estilo "alternativo", porém mescla entre paredes pintadas com graffitis, pequenas lojas finas, restaurantes de todos os estilos...
Ou seja um bairro "bem noturno", cheio de vida!!!
Porém caminhar pelas ruas de Neustadt durante o dia você pode apreciar coisas muitos interessantes, veja essa vila, chamo de vila, pois na calçada era apenas um portal que entramos e deparamos com uma vielinha cheia de barzinhos e com estes trabalhos artísticos que adorei!!! Vejam...

 Entramos por este portal aí do lado, lá no fundo da pra ver a rua...
Nestas paredes trabalhos com desenhos egípcios...

 Estas cadeirinhas me fez lembrar da loja do meu avô paterno... lembra pai?
 O pessoal senta pra ler, bater papo... muito tranquilo...
 E nós fomos caminhando pelas "ruazinhas" , que vão virando as esquinas e mudando o ambiente para outros trabalhos artísticos diferentes...
 Ah! Tem lojinhas muito fofas aqui dentro também...

 Muito bacana este sistema para descer a água da chuva... tipo uma "calha"...

 Perfeita esta girafa de pedras... e os macacos acima!!

Bom, depois que saímos desta "vilinha" fomos andar pelas ruas, mas olha só que achei em uma vitrine e não podia deixar de fotografar... Eta Brasil aqui!!! 

Salão de beleza, brasileiro!!! pé, mão, depilação...
Olhas os tipos de depilação meninas!!!!!!

Hellen, Pablo iria adorar isso aqui!!! (não a depilação, que á carioca, se viu?), to falando do bairro "alternativo", "muita comida diferente"... a cara dele...
Cris Allegretti espero que o post com as fotos te animem mais a conhecer Neustadt!!!
Bom, é isso...

45 comentários:

  1. Ana, que maravilha saber que voce esta assim ja dando dicas de passeios.
    Poste com mais frequencia pois adoro ler suas aventuras. Voce vai se dar muito bem e esta experiencia vai ser super valida.
    Tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rose!!!
      se viu que chique já dando dicas... ai, ai... mas para dois dias é fácil!!! rs
      Vou tentar postar sim com mais frequencia... aja passeios!!!
      Também acho Rose que será muito valido no final... estou gostando muito daqui... lembro sempre das palavras da sua mãe para você... acho que nunca mais irei esquece-las... contei para Ivan a história.
      Amanhã começa meu curso de alemão, será intensivo, todos os dias, 4 horas e 1/2... espero que ajude...
      beijossss e boa semana!

      Excluir
    2. Ana!!!
      Que noticia maravilhosa!!
      Ontem mesmo enquanto dava uma caminhada, pensei em escrever pra voce sugerindo que comecasse logo seu curso de Alemao.
      Voce vai ver como tudo vai se encaixar ainda mais rapido. Voce vai conhecer pessoas no mesmo barco, vai aprender com elas e a medida que comecar a se virar com a lingua voce vai sentir muito mais segura e vai sair pelas ruas assim como eu sai ontem dizendo:
      "Eu faco parte desta cidade!"
      "Esta cidade sou eu, este pais e meu!!"
      Bjs!!

      Excluir
  2. Ana, você é uma fofa!

    Adorei o lugar e as dicas!

    Estou até pensando em mudar de hotel! Talvez eu até fique hospedada em Neustadt!!!

    As fotos são lindas e com certeza vou conhecer o lugar! Super valiosas suas dicas!

    Não tenho como agradecer!

    Super beijo!

    Cris Allegretti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cris!!!
      se viu até um post virou seu e-mail...
      que bom que ajudei!!! como disse essa também é a idéia do blog...
      bom, não mude de hotel não, pois no centro histórico é mais negócio para você...
      beijossss...

      Excluir
    2. Olha, a primeira vez que fui a Dresden fiquei num albergue em Neustadt e foi muito bom. O hostel tinha sido inaugurado há pouco menos de um ano. Os donos (um casal) foram super bacanas! O clima no hostel foi bastante acolhedor. Espero que eles ainda tenham o mesmo atendimento ;-)
      Fica a dica aqui: http://www.kangaroo-stop.de/
      Abraços,
      Lu

      Excluir
    3. oi Lu!
      obrigada por passar aqui e acrescentar mais uma dica para Cris...
      valeu mesmo...
      beijocas
      PS.: respondi lem baixo também pra você.

      Excluir
    4. Oi Lu!!

      Super obrigada!!

      Vou dar uma olhada!!

      beijos Ana e Lu!!

      Excluir
  3. Estai equipada ai amiga, até um salao by Brasil tem wuuuuau!! Eu nao piso num salao tem um ano, afff tô parecendo a bruxa maratucha, os cabelos gritando ME ALISA poooooor favor,rss.
    Onde eu moro tem um salao mas eu de lerda$$$ nunca priorizei ir nele, rss
    As fotos, os lugares, os detalhes, a sua filhota na ´´cagunda do papai´´ linda demais, tudo lindo!!!
    Um grande abraco viu minha querida, e uam otima semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filha! tem salão sim... mas estou igual a você!!! Uma bruxa descabelada e com mãos de Zé do caixão....
      Também aliso cabelo então se já viu né... mas fiz antes de vir pra cá, então vai ta gritando lá pelo mês de dezembro... rs
      A Valentina só anda, como você disse na cagunda do papai...
      beijosssssss flor

      Excluir
  4. Ana,
    Neustadt é muito legal. Ótima dica! Essas fachadas do Kunsthof-Passage são demais, né?
    Agora diga aí: que dia foi esse que deu pro marido e a filhota saírem de bermuda e t-shirt??? Até agora só consegui fazer essa façanha uma vez nessa primavera rsrsrs
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu aqui ficaram uns 10 dias seguidos de sol, calor mesmo...
      teve um dia que estava 28 graus, procuramos até sombra, você acredita nisso??
      Este fim de semana esfriou de novo... 7 graus...AVE!
      mas a previsão diz que vai esquentar de novo a partir de terça-feira e sábado previsão de 26 graus, quente de novo...
      Também adorei Neustadt... e aprendi o nome agora do local, não sabia...rs
      beijão!!!

      Excluir
    2. Como assim 10 DIAS seguidos de sol e calor??? Quer me matar de inveja? rsrsrs
      Aqui faz um dia ensolarado e três de ventania e frio... Tomara que esquente mesmo ou pelo menos pare de ventar tanto. Quero andar de bicicleta, mas fico lacrimejando o tempo inteiro com o vento na cara. Aí não dá!
      Beijos!
      Lu

      Excluir
    3. Lu, 10 dias mesmo...
      Bom, agora deu uma esfriada, mas hoje a tarde melhorou um pouco...
      imagino andar de bicicleta com vento!!! ave...
      rsrsr
      beijocas

      Excluir
  5. Que lindas essas fotos! Adorei esse bairro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lu!
      o bairro é bem legal sim... diferente!!!
      beijossss

      Excluir
  6. Oi Ana, que legal esses prédios, adoro esses bairros alternativos. Nunca estive em Neustadt, o que lembro é um amigo que mora aí que disse que nao suporta dirigir, entao ele me falou um dia que sempre que precisa dirigir por Neustadt, fica doidinho... nao sei o que ele quis dizer com isso :-)

    Boa dica, com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Que legal esse bairro. super fofo. Eu adoro a Alemanha, esse ano tenho que dar um pulinho por ai novamente :)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se viu que joinha!!! bem diferente né...
      Bom, até o momento tenho gostado também da Alemanha, nada a contra ainda... só o friozinho...
      beijoss

      Excluir
  8. Que legal esse lugar!! adoro lugares alternativos!! Aqui em Hamburg tem um bairro assim parecido, mas pelas fotos, o daí é mais bonito... hehehhe...
    beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será???
      adoro tudo que vejo de Hamburg, se sabia que sempre Hamburg esta no ranking das melhores cidades alemãs?
      quero conhecer logo aí... rs
      beijosss

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Foi a impressao que eu tive, mas também estou falando do bairro alternativo... Acho que na verdade Hamburg e Dresden devem ser bem diferentes entre si, cada uma com suas peculiaridades. Claro que Hamburg tem suas belezas, mas é que eu também sou uma pessoas mais afim de coisas antigas, o que aqui nao tem muito...

      Excluir
  9. Vivo na Alemanha já faz 4 anos e nunca fui a Dresden... mas fiquei com vontade. Que sitio mais fofo e tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sofia!!!
      Você é portuguesa?? estou perguntando devido ao "sitio"??
      me explica melhor o que seria??? rs

      beijosss

      Excluir
  10. E que maravilha... já está dando até dicas de passeios! Muito bacana! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Celi!!! ta sumida um pouquinho agora né... é o Lucas??? rs
      se viu que chique! dando dicas...
      beijossss, saudades...

      Excluir
  11. Oi querida, que lugares lindos.. adoro suas fotos!!!
    E o curso, como foi??? Recebi seu e mail sim.. Já estou respondendo... bjão!! Cris Dotta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cris!!!!!!!
      que bom que esta gostando das fotinhas!!!
      só falta ter uma câmera melhor!!! :(
      Responde MESMO... rs AMO receber noticias suas e daí...
      O curso começou hoje, foi "florida"... depois te conto...
      beijão..

      Excluir
  12. Querida!
    Pelo jeito o sol apareceu, tudo fica mais alegre, colorido, fazer os pic-nics deve ser uma delícia...
    Nossa quanto lugar lindo, estou pensando em visita-la antes de minha viagem aos EUA, pois Dresden está me conquistando em cada post...
    Linda cidade, uma limpeza impecável, os cafes parecem deliciosos, claro que tudo isso custa, mas nada como ir ao supermercado e ter a disposição tantos itens gostosos, diferentes para ir saboreando devagar.
    A Valentina esta tão linda, e a roupinha que fofa.
    Foi bom ver o Ivan de bermudão, ele já está com uma fisionomia mais leve.
    Parece que vcs também folgaram no dia 01/05, eu não sabia que esse feriado era mundial.
    Aqui tudo corre bem, vou ver os orçamentos do mobiliaráio para a casa nova esse sábado e tbem fui informada que o acabamento deve ser escolhido ainda nesse mes, o Marcos irá para Campinas com o Bernardo (deixarei por conta deles) não estou podendo sair nesse momento...
    No mais a semana que vem irei na Helen, já fiz o meu clareamento no cabelo, ficou mais ou menos...
    Mas devagar vou tentando melhorar um pouquinho a velha carcaça.
    Beijos e me mande urgentemente muito mais noticias, amo recebe-las.
    Saudades!
    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi flor...
      você é linda ... pare de dizer velha carcaça...
      Ivan esta Feliz né Dri...
      beijosssss

      Excluir
  13. Risos...
    Com certeza ele vai adorar esse lugar!!! Perfeito!
    Vou encaminhar para ele!
    Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Ana, estou amando as fotos. Falei pra Helena que a Valentina foi ver castelos e ela disse: a Valentina viu princesa de verdade?? rss ficou toda ansiosa...
    e aí, ja começou a fazer as aulas?
    saudades de vcs!!! Bjão!!
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Tati...
      obrigada! vou sempre mandar...
      ainda não viu...rsrsr
      já comecei sim... ave!!! tarsh viu...
      saudades também...muita!!!!
      beijos

      Excluir
  15. Tá vendo só, Ana? Tava toda agoniada com a mudança pra Dresden e já está até dando dicas do que fazer por aí. Olha que coisa maravilhosa! E que lugar bacana esse, hein? Meu tipo de passeio e lugar. Adorei as fachadas dos prédios. E a comida? Você tá gostando? Eu detesto comida alemã, bom, pelo menos o que já experimentei dela. hehehe... Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Eli!
      nossa eu adorei a comida daqui... alias comida do dia a dia é muito parecido, só não tem feijão...
      Agora a comida tipica é apimentada... e as salsichas adorei! tem várias...rsrsr
      O lugar é muito legal sim!
      Se viu... mas ainda um pouco agoniada...rsrsr
      beijos amorê...

      Excluir
  16. Oi Ana,

    essas paredes decoradas sao o máximo!
    Ahh voce achou depilacao! kkkkk
    eu tambem achei que nao tinha por aqui até achar...
    Mas voce deu uma olhadinha nos precos? Geralmente depilacao com cera de acucar como no Brasil custa um absurdo!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Debora!
      nem entrei não... só vi de fora mesmo...
      eu fiz depilacao definitiva antes de vir pra cá... rsrsr
      já ouvi falar que isso é caro mesmo aqui...
      beijossssssss

      Excluir
  17. Caramba, Ana, adorei esse bairro!

    Que legal, obrigada por compartilhar com a gente!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ana!!
    Que linda a cidade!! Os castelos sao demais e esta rua é uma graca!!
    Adorei!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  19. Adorei o tour Aninha!!!
    Eu conheço pouco deste bairro, adorei explorar um pouco mais de Dresden contigo!
    Beijos e sucesso aí querida!
    Márcia

    ResponderExcluir
  20. ana vc recebeu meu email de ontem?

    ResponderExcluir
  21. Menina, mas vc anda descobrindo é coisa, viu.

    Adorei estas tuas ruelas.

    Descobrir coisas novas é tao bom. Vc ainda tem muito para descobrir.

    Um bjao

    ResponderExcluir
  22. Adorei o bairro, em estilo super alternativo e único, só fiquei curiosa pra saber quanto custa a depilação por aí, apreveitem muitoo vcs chegaram numa época que é bem mais fácil pra se adaptar.Um bjão Ana e força aí!

    ResponderExcluir

Páginas