Ivan, Ana e Valentina in Germany

Muitas pessoas querem saber como é viver na Alemanha... aqui vamos nós...

E outras irão apenas ler pra matar a saudade...

Para tentarmos responder a todos... "um pouco de nossas vidas estará aqui".


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Alimentação na Alemanha

Dentro deste contexto que vivo neste momento: adaptação!! A "comida" é um fator importantíssimo, pois quem vive sem ela??? 
Quando pensamos nos vários cantos do mundo e em seus hábitos alimentares, vemos que "não é só de feijoada que vive o homem"... tem gosto pra tudo, tipo: carne de cobra,  de cachorro...
E outros povos com certeza pensam, "ixi! esse povo do outro lado de lá come carne de porco! Aquele bichinho tão sujo"...
Mas ainda bem que aqui (Alemanha) não come cobra e nem cachorro! Prefiro o "porquinho sujo" mesmo, desta forma a adaptação fica mais tranquila...

Agora pra Valentina que esta difícil, pois a coitadinha não gosta de batata, imagina isso?? 
Na terra da "batatolândia" a menina veio emcabular que não gosta justamente de batata... e no Kindergarten o cardápio é "bem variado", segunda: batata com carne, terça: batata com peixe ensopado, quarta: arroz com batata assada, quinta: milho (Valentina respira aliviada) com batata afogada e sexta: purê de batata com legumes...
Tenho fé que em breve  a "batata", o "alemão" vai ser  tudo degustado com muito gosto!

Mas agora vem umas cositas diferentes, alias não tão diferentes no sabor e nem exóticas (como cachorro), porém não tão comuns no Brasil...
Aproveitando a deixa deste post, o verbo comer em alemão: "Essen"...
Vamos as "curiosidades" das comidinhas:

Os alemães na minha opinião tem dois alimentos marcantes "porco e batata".
Lógico que dentro desta limitação que citei acima, eles fazem de "UM TUDO", batatas de todos os tipos que imaginam e porco de N- formas, veja esta por exemplo:
Para facilitar a explicação é tipo um patê de porco...
Este acima eu ganhei de uma amiga brasileira que também vive aqui, Tamine Maklouf, ela tem um blog muito interessante, eu e Ivan lemos assiduamente. Lá ela conta a história deste produto, onde um estudante de Berlim Dennis Buchmann pretendia vender salsichas com rosto... Bom, quem quiser ler o post entra aqui: Porquinho Feliz , e fez até um sorteio deste "Leberwurst" entre os leitores do blog, e não é que eu ganhei!!! Por sinal, Tamine obrigada!!! Adorei......

As famosas "Wurst", eu diria que é uma mistura da salsicha com linguiça do Brasil, porém ainda não é isso... é diferente e muito gostosa, não tem conservante e nem corante... Esta clarinha é a minha predileta!!
Um ponto interessante e positivo, os alimentos aqui são raramente com corantes (bom né...), os Yorgutes na maioria são branquinhos. E o açúcar também é pouco...

As balas aqui são chamadas de BonBons!!! (veja na latinha). Então vindo a Alemanha e querendo chupar uma bala, não esqueçam pessam por "BonBons"!!!

Ah! Este produto aqui é pra vocês terem uma idéia do "simples nome" que tem... e coitada da Ana de saber. Mas na verdade esses "nomes grandões" que tem na ortografia alemã nada mais é que a junção de vários nomes que irão explicar o que o substantivo é... por exemplo neste caso: são três nomes, Frisch (significa Fresco), Käse (Queijo) e por último Zubereitung (Preparação). Depois que você conhece todos os nomes daí fica fácil... Mas até o simples mortal aprender isso, ixi!! Compra açúcar achando que é sal...
 Gelatina aqui já vem prontinha!!!

 


O pão (aquele de "cada dia", sabe?), aqui compramos congelados, tanto o branco quanto o integral... e gente, fica muito bommmm, mesmo!!!
Abaixo também um pão congelado, porém este é com tempero de ervas, DIVINO!!!

Arroz... este da caixa é bem legal, já vem com as porções separadas em saquinhos...

Este item eu conheci devido a um equivoco meu... Vi este produto na prateleira e fiquei toda feliz..."achei creme de leite", vou fazer um strogonofe!!! Eba... Cheguei em casa toda prosa e contei a façanha para o maridão... que olhou pra mim e disse... Isso não é creme de leite!!!
É um leite cremoso que eles usam para tomar com café... Bom, eu usei o meu com chocolate, fiz quentinho em um dia que estava frio, ficou bem gostoso... cremoso!!

Taí o famoso "joelho de porco"!!! Pra mim isso parece mais uma coxa do que joelho, por isso estou na dúvida se é um "apelido" o nome deste prato... vou descobrir e conto depois aqui...
AH! não foi eu que fiz o prato acima, Ivan pediu num restaurante... a prova abaixo... eu experimentei e aprovei o "joelhinho" viu!!!

O tão famoso também... "Chucrute"!!!

 E para finalizar a sessão "comidas alemãs" fica aqui a foto de um churrasco típico alemão!!!

Bon Appetit !!!
Esta frase é moleza né gente... é alemão podem acreditar!!!

52 comentários:

  1. Ai, Ana
    como era a relação Valentina e batata? Acho que a batata quebra tantos galhos na cozinha e com as crianças. A lenda na minha família é que minha tia era uma chata pra comer. A única coisa que ela aceitava era batata :-) Mas já conheci uma criança que detestava batata-frita.
    Bem, foi e está sendo uma mudança e tanta para a Valentina. Acredito que ela possa estar 'descontando' em cima da pobre da batata...
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! então ela comia apenas batata frita... nunca gostou dela afogada, ou purê...
      Pode ser que ela esteja descontando na batata, sua válvula de escape... rsrsr
      beijoss

      Excluir
  2. Oi Ana,
    Parece que estou me vendo algum tempo atrás...rs
    Agora não pense que sei tudo. Até hoje tenho milhões de dúvidas com os produtos do supermercado.
    Mas olha você está se saindo muito, mas muito bem. Até joelho de porco se animou para experimentar.
    Apesar da predominância da carne de porco e da batata tem muitas coisas gostosas, não acha?
    Agora a Valentina comia batata no Brasil ou foi sempre assim? Quem sabe daqui um tempo passa a comer. Com as crianças temos que insistir...
    Mas me conta... está melhor? Gostando do curso? Um pouquinho mais adaptada?
    Obrigada sempre pelas palavras carinhosas, viu? Tão bom uma animar a outra...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amorê!!
      se viu milhôes de duvida!!! mas preciso começar a cozinhar mais em casa...
      O joelho de porco é divino!!!! juro...
      A Valentina não comia... apenas batata frita... mas acho que ela começou a aceitar...
      Estou achando muito dificil o curso, tenho a impressão que sou a pior da turma... ave!!!
      Obrigada mesmo por vir me animar por aqui... e sempre estarei lá... rsrsr
      beijosssss

      Excluir
  3. Bon Appetit eh alemao? Jura?

    Aqui se fala "smakelijk"... Que parece muito tambem com a maneira que se fala em sueco - eu falo um pouco de suco tambem.

    Eu gosto muito da comida alemã, muito mesmo... acho o porco dai delicioso e as salsichas... hunnnnnn!!! E os pães? ADORO!

    Alias, vou prai em Setembro, pra Halle, fica perto de voces? Nao me lembro onde vocês moram...

    Os iogurtes e queijos são bons também, mas eu acho os daqui melhores..

    E as sobremesas? Fala delas! Tem umas tortas ÓTIMAS, neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na escolinha da Valetina eles falam isso... mas já ouvi também GUT Apetit!!
      O porco é muito bom mesmo... diferente!!! rsrsr
      Não sei Luana se fica perto de Dresden, vou dar uma olhada depois...
      As tortas tem cara boas sim... ainda não comprei... o que compro aqui demais de sobremesa é sorvetes e picoles... menina são maravilhoso, igual os da Kibon do Brasil, ou até melhor... e por um preço!!! da pra geladeira ficar cheia!!! rsrsrsr
      beijoss

      Excluir
  4. Parabéns pelo blog Ana. Vou acompanhar sempre. A questao da alimentacao está sendo um problema para mim também... já estou aqui há 5 meses e até agora nao me acostumei. Batatas nem posso ver na minha frente. Mas claro que há muitas outras coisas deliciosas que nao encontramos no Brasil. Eu gosto muito dos iogurtes daqui e dos doces das "Konditoreis".

    Tambem tenho um blog... se tiver interesse em dar uma olhada, esse é o link: aleomanha.wordpress.com

    Abraco,
    Leo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leo!
      Volte sempre...
      ou dar uma olhada no seu blog sim...
      Alimentação é algo forte na adaptação sim...
      eu engordei aqui... vou ter que dar uma maneirada em chocolates...rsrsr
      abraço!

      Excluir
  5. Olha Ana acho que vc daqui hà algum tempo vai estar craque nas compras porque em tão pouco tempo sabe bastante sobre o que comprar ou não, eu demorei um pouco pra me achar.Eu adoro carne de porco e batata então iria me dar bem por ai, fiquei com vontade de comprar essa wurst, tem por aqui mas nunca provei.Boa sorte aí com o guloseimas, bjkss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi RÊ!
      iria se dar bem mesmoooo... pois gosta das duas coisas mais fortes daqui!!!
      Espero que melhore a cada dia viu...rsrsr
      beijoss

      Excluir
  6. Uau, que delícia de post! Como já estou aqui há muito tempo, às vezes me esqueço de como foi no meu início. Fiquei toda nostálgica agora me lembrando de uma gafe minha no meu início de Alemanha, rsrsrsrs.
    Eu via a palavra Sparkasse por toda a parte, então um dia perguntei pro meu marido, me achando toda sabida, "park" é parque, ou estacionamento, o que é "asse"? Depois que vi que tava dividindo a palavra no lugar errado, era "Spar" e "kasse", e que isso era simplesmente o nome de um banco!
    Hehehe.
    Mas, quanto à batata, tadinha, ela deve estar sofrendo, né? Ela já não comia batata no Brasil?

    Ah, se quiser falar bom apetite em alemão mesmo: Guten Appetit ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Karen essa foi boa!!!!
      eu lendo sua resposta, me adiantei no pensamento achando que seria algo com queijo... rsrsr...
      ela comia apenas batata frita!!!
      obrigada pela dica...rsrsr
      beijosssss

      Excluir
  7. Bom, eu amo a comida alema!! Torcendo pela adaptacao de vocês, especialmente da Valentina com relacao à batata!! Nao deve ser nada fácil pra ela mesmo...

    beijos e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada babi!!!
      mesmo...
      principalmente pela Valentina! rsrs
      beijos

      Excluir
  8. Fiquei feliz por ver que..olha vc sem duvida está se virando legal nas comprar num tá?rsrs
    Eu tb ja comprei produto errado, aliás nao comprei errado, eu era mega curiosa pra provar caviar aqui vende, em tubos que parecem tubo de pasta, ok compre bem barato menia tipo uns 3 reais, ai em casa fui prova EEEEEEEECA Ô COISA RUIM JESUS, ioa certo tava o Zeca Pagodinho que nunca vi nem comeu só ouviu falar rsrsrs.
    Eu fiquei com vontade de comer esse joelho ai, parece muito bom!!!! Parabéns vc ta se saindo muito bem e boa sorte pra pequena, com as batatas rsrsrs. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi fofa!!
      to me virando nada... rsrsr... só algumas coisas..
      mas menina já te falei né que tem moça do caica que acha que sou muda... e finjo que sou !!! rsrsr
      o joelho é muito bom sim.... muito...
      beijosssss flor...

      Excluir
  9. Mas poxa, essa escolinha ta exagerando na batata! caramba :-) tadinha da valentina, entao nao faz nada com batata qd ela chegar em casa, a bichinha vai criar trauma :-)

    Ana, creme de leite como o nosso, é o Schmand que vc compra num potinho (200g), é mais grosso que o que temos no Brasil, mas eu o uso direto, é mt bom,ou vc pode usar tbm o crème frâich, que é igualzinho, mas se nao me engano a quantidade de gordura de um pra outro é o que os diferencia.

    dica: nao fica comprando mt essas coisas prontas, é claro que qd se tem pouco tempo, vale a pena, mas nao caia na armadilha da comida facil, olha pros lados, ve como os alemaes estao gordos... mt facilidade pra cozinhar, e mt pao no jantar, nao é um bom sinal :-)
    apesar de que pra vc ir conhecendo inicialmente assim é mais recomendado mesmo.
    mas vc tem mt razao, é mt tentacao...o porco é uma delicia, esse prato que vc mostrou é gostoso demais!

    Bjs querida e vamos marcar nossa conversa qq dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!!!
      vou procurar esse creme de leite...
      olha não é que você tem razão do que falou pra mim... eu mesma já engordei 3 kilos... caramba!!!
      porém eu nunca fui de cozinhar... é como se não tivesse criatividade... fico sem saber o que fazer, e carne que gosto as daqui não gostei muito... achei duras!!!
      beijos
      PS.: vamos marcar a conversas...

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ana, que barato esse post! Adoro post informativo assim de uma cultura! Eu não sou muito fã de comida alemã, principalmente dessa salsichada deles. hahahaha... E, pasme, sou como a Valentina, não sou muito fã de batata, mas é que eu gosto mais de folhas do que de legumes. Enfim. Eu como, mas se tiver outra coisa, eu escolho a outra verdura/legume. Acho que não encararia aquele patê de porco não, viu? rs... Um beijo, querida! Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!!!
      vc não iria gostar mesmo da comida daqui...rsrsr
      O patê é bem forte mesmo... tem que gostar de porco... rsrsr
      obrigada pra vc também.... beijao!!

      Excluir
  13. Bon Appetit é frances mas é usado por toda a europa quando se trata de comida.
    Gosto muito do seu blog. continue escrevendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah! obrigada pela dica...
      obrigada pelo blog!!!
      quem escreveu??? posso saber??

      Excluir
  14. Oii Ana,

    ai eu tambem nao sou mt chegada nessas comidas pesadas, tem dia que eu sou quase uma vegetariana por aqui... Tenho saudade da carne do Brasil, aquela carne gostosa.
    Quanto a batata, as vezes enjoa, eh muito mesmo. Mas eu aprendi a comer outras coisas, muita salada, muito cogumelo, couscous, e de vez em nunca, agente cozinha feijao tambem!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, se viu que alimentação balanceada??? rsrsr
      tenho que melhorar isso... pois ja engordei 3 kilos aqui... ave...
      vou ver se melhoro isso o quanto antes... :)
      beijinhosss

      Excluir
    2. eh tem que tomar cuidado ainda mais porque todos os molhos sao cheios de Sahne, Quark, e outras coisas deliciosamente engordativas kkkkk

      Excluir
  15. Ana,
    Moro na Alemanha tb e achei o seu blog bem bacana.
    Não caia na armadilha de pensar que a comida indutrializada daqui tem menos açucar e conservante, pois tem tanto quanto no Brasil!
    Acho que nem preciso comentar que Leberwurst é salsicha de fígado, né?! Corajosa vc, rs.
    beijos,
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      que legal você morar aqui também, onde??
      Você tem blog?
      Obrigada pelo elogio...
      Menina não sabia não que era de figado.... rsrsr...
      E sera mesmo que tem quanto no Brasil??
      beijos e volte sempre

      Excluir
    2. Oi Ana!
      Moro em Frankfurt, não tenho blog.
      Sempre vejo documentários sobre alimentação aqui na Alemanha...cada coisa que vc descobre! O bom daqui é isso, eles sempre fazem testes com os alimentos e a gente fica conhecendo os vilões, rs.
      Beijos e boa sorte para a família!
      Renata

      Excluir
    3. Ana,
      Segue um link de um documentário do canal Arte, aliás, esse canal de TV é excelente, tem uma programação de qualidade e documentários ótimos, passa muita coisa do Brasil tb, eu recomendo.
      http://www.arte.tv/de/Die-Tricks-der-Lebensmittelindustrie/4128554.html
      beijos,
      Renata

      Excluir
    4. oi Renata,
      vou dar uma olhadinha neste site...obrigada pela dica...
      e volte sempre, adorei sua visita...
      beijos

      Excluir
  16. Oi Aninha,
    Estava com saudades, nós aqui no Brasil estavamos de Feriado, por isso tantos dias sem noticias!
    Ficou muito legal este post, adorei conhecer um pouquinho do seu cardapio, risos!
    Beijinhos, fique com Deus, saudades, sua Amiga, Vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi!!!
      verdade foi feriado aí.. que delicia...
      eu fiquei semana toda sozinha aqui com a Valentina, tentei falar com vc mas não consegui.... :(
      então tento manter o blog em dia...mas esta dificil... rsrsr
      que bom que vc gostou...
      estou com muitas saudadessss... ontem a Ju me mandou um e-mail... ai não aguentei e chorei....rsrsr
      beijosssssssssssss

      Excluir
  17. Oi Ana!!!
    Foi um fim de tarde muito bom sim. Estava em casa sozinha ouvindo musica indiana. Me sentei no terraco pra ler mas o por do sol me conquistou.
    Bjs e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  18. Ana, tô gostando de ver tua aprendizagem, ahahhahah.

    Olha, creme de leite como no Brasil por aqui nao tem. Mas um que vc pode bater na batedeira e fazer um creme tipo chantily é o que chamamos de Schlagsahne, mas ele tem que ser gelado. Ou vc o compra já gelado ou em caixinha e poe na geladeira.

    Sobre o teu comentario lá na Saia. Ela é alema e ele frances. Ela fala frances e depois de casados ela resolveu viver na Franca com ele.

    Um lindo e triste filme com um final feliz.

    Qqr coisa me escreve perguntando sobre os ingredientes por aqui, rs.

    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Georgia!!!
      obrigada pela dica do creme de leite...
      Sobre o filme então é real... caracas... será que tem em ingles com legenda em portugues?? queria muito ver...
      beijossssss

      Excluir
  19. Oi, Ana

    Gostei desse post, acho legal conhecer os hábitos de outros paises e isso está acontecendo através do blog.

    Não deve ser muito fácil se adaptar aos novos paladares né?! fiquei com peninha da sua filhota, mas quem sabe ela não passe a olhar a batata deiferente! e porque a batata é tão presente por ai? bom se precisar de receitas para dar um toque especial a essas batatas tenho algumas no blog.


    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rosabgela!!
      vou dar uma olhadinha nas receitas então...hummm
      que bom que vc esta gostando do blog, obrigada!!!
      beijossss

      Excluir
  20. hahahaha
    Ana, também tenho a impressao que é só porco ou batata! A Valentina nao come nem batata frita??
    Ah, vc que gostou de Bratwurst, a que tem na Bavária é a mais famosa por ter tempero dentro. É bem gostosa!!

    Beijooos!

    P.S.: frischkäsezubereitung é o que chega mais perto do nosso requeijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lê...
      menina jura que isso é o que chega perto do requeijãp??
      não parece muito... :( :(
      Saudades de vc...ainda bem que apareceu por aqui...
      beijosssssssss

      Excluir
    2. Ah! Lê... a Valentina come batata frita sim...rsrsr.. pelo menos essa... rsrs
      bj

      Excluir
  21. Acho que nao Ana, porque o filme é producao alema e acabou de sair.

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Comida pode ser um primeiro problema por aqui. Com o tempo a gente vai encontrando tudo o que pode substituir os produtos que estamos acostumados a usar no Brasil. Mas só uma coisa, nao se engane com essas propagandas de "sem corantes e conservantes" é tudo mentira, eles só deixam claro na embalagem e mudam os nomes ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!!!
      ja estou acostumando com as comidas...
      quando falo dos sem corantes acima são os "naturas"...
      beijossss

      Excluir
  23. Oi Ana!!!

    To adorando seus posts sobre a Alemanha, mas adorei mesmo foi ler tua resposta no comentário da Wilqui, que a caixa do supermercado acha que você é muda, e que você finge que é mesmo, rsrsrsrsrs..... Verdade mesmo essa história???
    Esse negócio da batata é pura verdade, meu marido é alemão e mesmo não tendo sido criado o tempo todo na Alemanha, é fanático por batata!!! Por ele eu não preciso fazer arroz, ele come batata até com feijão, rsrsrsrsrs....
    Um beijo grande e continue nos contando sobre as suas descobertas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Petra!!!
      rsrsr... verdade menina... quando ela pensa que eu sou muda...deixo ela pensar... mas já esta começando a sair minha voz amiga!!! rsrsr
      beijos

      Excluir
  24. Na alsace, os habitos alimentares sao parecidos com os da alemanha, tambem nao sou muito chegada a batata. E me sinto pesada quando como carne de porco, rs. Prefiro comer frango, kingala ( coelho) e canard. Agora a variedade de coisas no supermercado e impresionante mesmo, como estamos na fronteira eu amo ir nos supermecado, pela variedade e pelos precos tbm. chocolate entao e uma perdicao. Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é.... adoro também... agora estou tentando ver se perco os quilos que já ganhei...rsrsr
      beijo

      Excluir
  25. Olaaaa
    Eu moro na alemanha ja faz um tempinho e a variedade do supermercado é fantástica!!! Antes de morar aqui eu estava mais empolgada com a comida mas agora ainda mais gravida sinto muita falta da minha comidinha mineira!!!
    Nao troco a culinaria brasileira por nada!!!
    A comida daqui é boa mas um pouco sem variedade....
    Meu marido por exemplo se comer arroz hoje amanha nao come mais....
    Bahhhhh e nao acho restaurante brasileiro para matar a vontade e na loja online de produtos brasieiros nao consegui tudo o que queria!!!
    Nao vejo a hora de visitar o Brasil e me esbaldar!!!
    A Alemanha é meu sonho que gracas a deus estou vivendo mas meu estomago pertence ao brasil e um arrozinho com feijao todo dia esta fazendo falta!!!
    T.T
    UMA DICA PARA QUEM VIER AQUI QUANDO FOR COMER O Sauerkraut (chucrute) Comprem no Schlemermeyer é o melhor que eu comi ate hoje e vem com carne e tudo!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana, depois de ter me ajudado tanto pelo zap,agora está me ajudando tb pelo blog rs. Tô aqui nas minhas pesquisas do que vou comer quando estiver aí pra me preparar psicologicamente kkkk. Apsar de ser um post antigo,é super atual. Parabéns.

    ResponderExcluir

Páginas