Ivan, Ana e Valentina in Germany

Muitas pessoas querem saber como é viver na Alemanha... aqui vamos nós...

E outras irão apenas ler pra matar a saudade...

Para tentarmos responder a todos... "um pouco de nossas vidas estará aqui".


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NATAL, aqui na Alemanha!

 O sabor do Natal pra mim esta no "antes", o anteceder a noite de Natal...

O gostoso é a "preparação", a "arrumação"...
Preparar a árvore, ajeitar os enfeites velhos e comprar novos enfeites e aumentar ainda mais o pisca-pisca, ficar a cada ano mais iluminada.
Preprar o amigo secreto, que no final já esta mais que indiscreto, mas lembrando: o gostoso é a "preparação".
Ahhh! preparar a leitoa, o dia inteiro assando e o malabarismo no "gran finale" para fazer a pururuca, não é pai...
E o presépio? alguém ainda faz? pois na minha memória ficou o tão "esperado" presépio da minha avó querida Clarisse, saudades... onde o lago dos patinhos era um pequeno espelho quebrado...  Sem dúvida pra mim foi o presépio mais lindo e especial que já vi... era o presépio que me ensinou sobre os três reis que levaram presentes ao menino Jesus, o anjo, a estrela... foi nesta simplicidade que esperava anciosa pelo Natal na casa da minha vó...
Tudo mudou, mas lembranças no meu coração de criança ficou...
E os presentes... listas pra não esquecer de ninguém, vós, vôs, tias, tios, primos, amigos... haja "papai Noel" pra tantos presentes.

Nós vamos crescendo e com o tempo a magia vai se perdendo...

Eu tenho o privilégio de ter uma filha "sonhadora" e ainda "criança" e que vive intensamente os encantos do Natal. E de certa forma ela me trouxe de novo pra dentro dessa "magia", me deu novamente a oportunidade de montar presépio, árvore e comprar presentes com olhos de uma criança.




 

 

 
Valentina já "escreveu" (mami) para o Papai Noel, a cartinha já esta dentro da meinha dela... Ah! Ela adora essa bola de vidro que chocalha a neve dentro...







Ficamos horas catalogando presentes e escrevendo cartões, e ainda falta muito mais...

Essa decoração da janela foi o papai que fez...

Tudo feito com muito carinho para pessoas que não vemos a hora de encontrar...
                                                           
E neste Natal sei que vou estar com o coração igual ao que eu tinha a muitos anos atras, ansiosa para estar com meus pais, ver a árvore da minha mãe, a casa que ela arrumou... ver meus irmãos, minha família, meus amigos, enfim "meus queridos"!

Estou feliz de estar aqui na Alemanha até a véspera de Natal, assim nós podemos saborear um pouquinho esse "Natal Charmoso frio Europeu"...
Domingo passado saímos a noite para ver as vitrines e passear com Valentina, e mesmo com o termometro marcando - 3, - 5, as pessoas saem de casa, o segredo é se agasalhar bem e depois só "curtir" o friozinho... 
Olha se não é um charme essa ruazinhas e as vitrines já decoradas... Bom, eu adoro!
 

Os restaurantes deixam uma pequena cobertinha pra você colocar nas pernas... gostoso né?!

 

E voltamos durante a semana para fazermos nossas comprinhas... que canceira, mas valeu a pena!
Valentina não se contém de tanta alegria em ver vitrines coloridas e bonecos de neve pra todo lado...


Muita luz!!! Brilho!!! para os sonhos das crianças se tornarem mágicos por alguns momentos...

Tinha uma escultura de gelo (atras do Ivan), é um anjo... bem legal!!!

Para completar perfeitamente meu "Natal de Criança", foi conhecer as feiras de natal da Alemanha,  "Christkindlmarkt" ou "Adventsmarkt", é como estar dentro de um livro de contos... 
Não tem como não se sentir criança, é tão mágico... e o inverno ganha um papel de destaque, pois sem ele acho que não teria tanto "glamour" neste conto.

As "Feiras de Natal" é um dos maiores eventos que se estende por toda Alemanha. Em pequenas cidades, vilarejos e grandes cidades acontecem o evento. 
As feiras já tem sua história a mais de 500 anos, dizem que as crianças acreditavam que o papai Noel compravam seus presentes lá.

Dentro das feiras você encontra TUDO de Natal... é claro guloseimas natalinas, hummm!
Enfeites pra decoração, cada mimo lindo!!! Bolas de Natal feitas a mão... LINDAS! Bonequinhos de madeira, muita coisa de deixar a gente "louca" de vontade de levar tudo!
Shows, coros, teatros...
E mesmo você não querendo comprar nada e nem comer nada, vale a pena apenas passear, ver a decoração feita cuidadosamente, pois é uma das qualidades da Alemanha, suas feiras são um "primor", imaginem as de Natal... sentir o aroma de cravo, canela, gengibre no ar!
Ao anoitecer fica tudo ainda mais "centilante".

A Feira de Natal de Dresden é uma das mais antigas da Alemanha, ela tem 578 anos!!!! "Dresdner Stritzelmarkt".
É encantadora!! Há lugares especias para as crianças brincarem e ouvir histórias. Palco para teatrinho, tudo muito bem feito e com detalhes caprichosos, adoramos ver uma "Bäckerei" (padaria) fazendo os famoso biscoitos natalinos, outra tradição da Alemanha, porém a camera tinha acabado a bateria... uma pena, pois pra mim foi uma das partes mais bacanas da feira, sorry...

Mas tem outras fotinhas desta Feira linda...




 Este é o famoso "Gluhwein", uma bebida feita de vinho, é tradicional nesta época...
 É lógico, não podia faltar a Wurst!!!!
Essa árvore também tradiciobal aqui... diferente, toda de madeira.
Ah! várias partes das decorações se movimentava, os padeiros clocando pães no forno, bonequinhos trabalhando...
Para Valentina o "Carrocel" é a sensação da noite, confesso que eu também gosto, desses que são ainda "la moda antiga"...

 Essa parte da feira é de dar suspiros, pois aqui o cheirnho de canela com açúcar faz a boca salivar, guloseimas típicas Alemãs "Sehr lecker!"
 


 













 
Tanta coisa pra ver... e muita coisa ainda ficou, pois o frio começou a apertar!

"Desejo que tudo de lindo e mágico que vimos aqui se transforme dentro de nós em amor... e que levemos este amor onde formos"...
Um Natal cheio de alegria pra todos que passarem aqui pelo blog!

E ficamos mais um pouquinho por aqui, curtindo a neve (olha aí acima) e daqui alguns dias o céu iremos cruzar, pra estarmos aí pertinhos de vocês...


61 comentários:

  1. Que coisa mais lindas as fotos! Realmente parece um conto de fadas! Depois que eu tive a oportunidade de ver o natal "charmoso" eu não achei mais graça no natal quente daqui...não combina! Aqui eu não monto nem árvore de Natal mais hehe :)

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela!
      se sabe que falei isso com meu marido, eu nunca vi um Natal tão lindo como o daqui, acho que minha referência ficará muito "alta" agora... outra coisa, quando conhecemos o Natal com neve e vemos que essa tradição de boneco de neve e tal realmente são deles... muito romantico... concordo com vocÊ, acho dificil enchergar toda essa beleza por aí... Mas o que importa é estar com os "nosso" não é?
      beijosssss

      Excluir
  2. ANa, me encanttei com todas as coisas lindas que voce mostrou! sinceramente o natal do brasil não chega nem perto dessa maravilha! com muitas saudades de voce!!! bjos lara e a vc já aprendeu a falar alemao? nossa deve ser dificil hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara! adoro quando você escreve aqui... e sua mãe? saudades dela e de vocês... aparecem la na minha mãe no Natal hem!!!
      O Natal aqui realmente é bem mais bonito sim Lara, mas não temos vocês, do que adianta né???? Mas estamos adorando estar aqui nestes dias em véspera de Natal, sempre farei isso, pois a Valentina esta encantada com tanta beleza e eu também... rsrsr
      Beijos para vocês todos!

      Excluir
    2. minha mãe está bem ama os posts esse ela viu e ficou encantada assim como eu! imagino a tina msm! srrsrs'' deve amar os bonecos de neve !!! beijos !

      Excluir
  3. Nossa... que fotos lindas! Amei tudo que você está fazendo para o Natal... faz tempo que eu não me divirto no Natal, faz tempo que eu não sinto essa alegria ao chegar esta época e eu nem sei porque.
    Vou tirar umas fotos aqui da cidade, tem um bairro que se produz todo para a época!

    Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja! ve se anima sim...
      Acho que quando se tem filho você acaba entrando muito no clima, pelo menos eu sou assim... adoro fazer tudo com a Valentina.
      Bom, o Natal daqui é especial e inesquecível...
      beijosssss

      Excluir
  4. Ai Ana quanta foto linda!!Realmente o natal por essas bandas parece aqueles que a gente via pela tv no Brasil não é? Apesar das lembranças serem sempre as da nossa infância não adianta.
    Eu sou suspeita pra falar pois essa época mexe demais comigo.
    Que maravilha que vcs estão indo pra o Brasil, tenho certeza que será um natal maravilhoso depois dessa temporada fora:)
    Mas vem cá, não vale mostrar os presentes nas fotos tem que ser surpresa rsrs.
    Um bjo e bom final de semana pra vcs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo RÊ, de encantar os olhos e o coração... estou apaixonada cada dia mais pela Alemanha... LINDA!!!
      Agora Natal inesquecível é claro é o nosso de criança, sem dúvida!!
      Menina só mostrei uma pequena parte, tem muitosssssss ainda.... rsrsrsr
      beijãooo flor

      Excluir
  5. Ana, o Natal aí é demais, heim?
    A Alemanha sem dúvida é um dos países europeus que mais capricham nesta data tão especial. Aqui não está lá estas coisas... mais simples.
    Feliz Natal e curta muito lá no Brasil também!!
    Super beijo, Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju! que bom você aparecer por aqui...
      realmente a Alemanha é de tirar o chapéu viu! e o Natal então??? nossa de tirar o folego, lindo!!! ameiiiii..... TUDO!
      Obrigada e tudo de bommmm pra vocês também...
      beijinhos
      PS.: Feliz Natal e um ótimo 2013!

      Excluir
  6. ai Ana eu passei a gostar mais do Natal aqui, pq fica tudo tao lindo e enfeitado eu adoro as feirinhas, toda decoracao, comidinhas, drinques, clima, atmosfera, tUdo, menina e vc já montou a arvore, brasileira mesmo rs, aqui a tradicao é só a partir do dia 22 e toda familia junta q monta a arvore, fico pra morrer, sufoco, mas fazer o q né, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! é desta eu não sabia... rsrsrsr...
      Montei ontem com Valentina... e com criança "brasileira" nunca que iria esperar até dia 22... rsrsr
      Agora menina o Natal daqui é MUITO lindo, muito romantico... adorei... as feirinhas então um charme...
      beijinhos e FELIZ NATAL pra você sua família...

      Excluir
  7. Ana,
    como o Natal aí é lindo, nossa. Como não ficar encantada, como disse você acima.
    Aproevite mesmo, eu no seu lugar aproveitaria muito, kkk..
    um feliz natal também pra vocês todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, lindo demaisssss...
      Verdade, como não ficar encatada....
      Aproveitaremos sim, alias estamos aproveitando...
      obrigada, pra vc também.

      Excluir
  8. Ana, você descreveu bem em seu texto essa maravilha que é o natal por aqui. É totalemnte diferente do nosso natal. Embora eu ache que nós brasileiros ainda nao nos decidimos a fazer mesmo um natal brasileiro. Ainda se copia muito do natal americano e do natal europeu. Acho que se nós procurássemos fazer do nosso jeito quente e brasileiro tb ia ficar bonito e nao sem personalidade como é o nosso.

    Eu tb amo as feirinhas de natal. Adoro as amendoas acucaradas e torradas. O Vinho quente. Vc pode fazê-lo em casa. Compre a garrafa em qqr mercado.
    A Vivi adora andar no carussel e na fronteira da Suica onde meus sogros moram tem o carussel mais lindo que já vi nesta época do ano.

    http://www.gluehwein.net/Gluehweine.htm

    e depois coloque para aquecer em fogo baixo, nao pode cozinhar. Acrescente: rodelas de 1 laranja, cravo, 2 pacotinhos de vanillizucker, para quem gosta de Amareto 20ml dele, senao sem mesmo que fica ótimo. Se tiver canela em pau acrescente. Deixa esquentar e beba. É maravilhoso ver televisao com uma canequinha na mao,rs.

    Meus pais nunca tiveram presépio de natal, mas eu fiz um uma vez com o Daniel com rolos de papel higienico, ficaram lindos os personagens. Hoje em dia existe até da playmobil e eu coloquei as pecas dentro do calendario do advento que fiz para eles este ano.

    Confesso que eu nao sei como este povo senta ai fora com ssas cobertas eu morro de frio. Prefiro caminhas pela feira e me deliciar.

    Amanha após o culto vou almocar com as criancas na feira aqui da nossa cidade.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Georgia! adorei a receitinha!!!! hummm... Obrigada viu!
      Agora concordo plenamente com você, o Brasil com este negócio de copiar não tem nada haver mesmo, e acho que você falou uma coisa legal, se nós no Brasil fizemos com a "cara"do Brasil, com frutas, calor... seria bem mais original e o Natal a la brasileira.
      E agora até dia das bruxas estão fazendo por lá... ave!
      Mas perguntam se fazem coisas do Saci? sitio do picapau amarelo? esta morrendo isso...
      Bom, beijossssssssss e ainda vou curtir o Natal por aqui, muito bommmm mesmo.

      Excluir
  9. O natal aqui é mágico né?!! E eu também sou como você, os preparativos sao a melhor parte!!! ehhehe

    beijos e aproveitem bastante essa época aí!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Barb! mágico... delicia né preprar as coisas e as suas são fofas! amo suas coisinhas... beijinhos

      Excluir
  10. Aninha!
    Convenhamos, o Natal na Zoropa é muito glamuroso!
    A brancura da neve, seus cristais de brilho constrastando com vermelhos, verdes, luzes, dourado! Pacotes tão bem embrulhados que de tão bonitos, poderiam ser, por si só, o presente! Fitas, laços, vinhos quentes, o calor dentro de casa!
    Ah que gostoso. Saudadinha! Lindas suas fotos. Viajei!
    Que a pururuca brasileira esteja tão gostosa quanto seus sonhos natalinos!
    Seja bem vinda de volta à sua terrinha em breve, querida!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcita! Põe gamuroso nisso... Zoropa é bom demais!!!
      Tudo que você falou é de encantar os olhos... estou adorando!
      A pururuca vai ser... kkkkk, espero!
      Obrigada de coração... saudade esta grande viu...
      beijinhos amorê

      Excluir
  11. Passei a gostar mais do natal depois que vim morar aqui na Alemanha. Realmente é de encher os olhos essas cidades todas lindas, enfeitadas, com essas feirinhas maravilhosas... Nossa, bom d+. Mas revéillon eu ainda prefiro o do Brasil, mais precisamente de Fortaleza onde a familia se reúne a beira mar pra ver os fogos de artificio e saudar o novo ano!! :D

    Desejo a vc e sua familia um natal cheio de amor, saúde e paz e façam uma ótima viagem, que Deus os proteja!!

    Beijos!!
    http://dasaxoniaabaviera.blogspot.de/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso acontece com todos nós que viemos pra cá (Zoropa!!!), passamos a gostar mais do Natal sim...
      É muito lindooooo...
      Reveion vai ser dificil eu saber, imagino que todo ano neste época estarei no Brasil!!! : )
      Obrigada viu... faremos sim, Amém!
      beijos

      Excluir
  12. Nao mostra os presentes, sua maluqinha :-)
    Amei o nome da tua avó!! Que nome lindo.

    Ahh Ana, acho Dresden linda no natal, uma das cidades mais bonitas daqui com as luzinhas de natal. Ai me deu até saudade de Dresden, nossa! Ah eu tinha te perguntado antes se vcs vao estar em Dresden nessa epoca, a gente deve ir visitar aquela minha amiga...
    e ver meu pai, la na praca ;-)

    O natal nao é lindo aqui?? tu sabe que esse Weihnachtsmarkt em Dresden é um dos mais antigos da Alemanha?

    Imagino como vcs devem estar ansiosos pra ver a familia, que coisa boa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI NINA...
      ENTAO RESPONDI PRA VOCE NO OUTRO POST, IREMOS DIA 19, LOGO NAO ESTAREMOS AQUI NO NATAL, JÁ ESTAREMOS LÁ NO BRASIL...
      EU SABIA QUE DRESDEN ERA BEM ANTIGO O NATAL POR AQUI, MAS NAO SABIA QUE ESTAVA ENTRE OS MAIS BONITOS... MAS REALMENTE É DE CAIR O QUEIXO, TUDO MUITO ROMANTICO, DELICADO... LINDOOO... FIQUEI ABOBADA...
      OBRIGADA POR TUDO ESTE ANO VIU, MESMO!!!
      BOAS FESTAS E TUDOOOO DE BOM PRA SUA FAMILIA NINOCA!
      beijinhossss

      Excluir
  13. A decoração da casa ficou linda, Ana! E você e Valentina estão tão dedicadas na preparação dos presentes que parecem as ajudantes do Papai Noel ;-)
    Um bom início de Advento para vocês!
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lu! Oh! obrigada... esta simples, mas com muito amor.... rsrsrsr
      Ajudante do papai Noel foi boa!!! rsrsr
      Pra você também boas festas!!!! beijinhos Lu, e obrigada pelo seu carinho de sempre...

      Excluir
  14. Presentes?? Ebaa!! Eu quero!! Adorei as fotos...
    Bjss
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinda!!!!! tem presentes pra você é claro, mas as crianças que ganham mais né... rsrsr
      Tati Natal perfeito aqui... lindo! Você iria amarrrrr... depois te conto os detalhes... rsrsr
      beijosssssss
      PS>: vamos ver se falamos hoje por SKYPE, decidir sobre o final do ano e amigo secreto...

      Excluir
  15. Ana! Que sonho... Que magia...
    Perfeição é isso: curtir todo esse encanto
    aí e dividir conosco essas datas tão significativas! O amor natalino e a esperança na virada de um Ano Novo ainda melhor repleto de alegrias e realizações !!!
    Que Deus nos abençoe e as nossas famílias!
    Beijos e ate breve!!!
    Saudades...
    Hellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi prima!
      Abençoe muito!!!!!!!
      muita magia e muito encanto!!!!
      Até breve flor...
      beijos

      Excluir
  16. Querida, agora peguei o jeito (respondendo dentro do blog) rsrs.
    Amei esse blog, como todos os maravilhosos que voce generosamente nos envia mostrando o seu dia...dia, que para mim é sempre um conto de fadas...
    Esse especial de Natal está um sonho, não tem como a Valentina não se sentir completamente inebriada nessa época. (Irei ver as fotos com calma do meu computador) pois o da empresa está terrível, de qualquer forma tenho certeza além do seu bom gosto com as lembranças, o principal é o carinho e a atenção que vc. esta dando a cada um deles. Beijos e até breve/Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, que bom que pegou o jeito, simples né?? agora vai ficar fácil... rsrsr
      Conto de fadas não é não... rsrsr... mas diferente e encantador é sim Dri... MUITO diferente de tudo aí, muito mesmo... e confesso que gostei do jeitão das coisas por aqui, porém não sei se ainda aguento ficar o resto da vida aqui, ficar longe é duro... mas as coisas boas daqui compensam de certa forma.
      Bom, como te falei sinto muito sua falta, a falta de vocês minhas amigas daí... e vai ser TUDO de bom poder reencontrar vocês!!!! não vejo a hora...
      beijos, beijos, beijos , beijossss com muito carinho

      Excluir
  17. Oi Ana! Adorei descobrir seu blog, principalmente esse post com as fotos lindas da feira de natal. Eu mesma ainda não fiz um post sobre a Weinachtsmarkt, olha que vergonha. Tb tenho um blog contando os meus causos na Alemanha, moramos perto inclusive. passe lá no blog um dia, temos impressões bem parecidas.

    Giselle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselle, seja bem vinda viu!!! vou lá no seu depois...
      Obrigada pelo post... mas fica fácil né, pois TUDO aqui ajuda, as paisagens, os lugares...e neste contexto de Natal nem se fale... mágico, lindo!
      Abraço Giselle

      Excluir
  18. Ana,
    Aí Minha Amiga...Está tudo lindo...sua casa então um charme, tudo com o mais belo bom gosto que já conheci, e imagino a Valentina se encantando por esse mundo, pois eu aqui do Brasil, sou capaz de me encantar e até de sentir o cheiro de Canela e Açucar das Guloseimas, risos...
    Saudades Muitas...Ah, A Bia também não vê a hora de encontrar a Valentina, ela diz assim: - Mãe, Quem vai chegar no Natal, Quem? E depois diz a Valentina....vocês fazem muita falta Amiga.
    Amamos vocês.
    Beijinhos, Vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi!!!! minha casa??? tao simples amiga.... mas mesmo assim obrigada! alias você sempre me põe muita pra cima né??? sempre... por isso TE AMO!!!! rsrsr
      Que belezinha a Bia, vai ser bem legal elas se encontrarem... que delicia!
      Olha vocês me fazem muita falta, se fazemm...
      beijosssssss e já estamso "quase aí"... : )
      beijos, beijos

      Excluir
  19. Nossa Ana
    Que sonho hein , realmente natal é maravilhoso , vc me fez lembrar dos natais quando minha avó ainda era viva , aquele monte de comidas gostosas , os presentes , o amigo secreto tudo muito gostoso ....e esse natal que vc esta nos apresentando é realmente um sonho , uma magia .....posso imaginar o que a valentina esta sentindo ....

    bjos e muitas saudades

    valesca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valesca,
      se viu amiga que sonho??? muito lindo né? te fiz lembrar??? rsrsr... que bom, pois natal de criança naquela época era muito bom né Valesca, eu adorava... que saudadesss...
      Ah! Valentina esta adorando tudo, mas esta super anciosa para ir ao Brasil, muito mesmo... sempre pergunta quando, se é hoje... ave...
      E já estaremso encontrando...
      beijossssssss

      Excluir
  20. Que lindo todas essas luzes, realmente é muito bom ver uma criança se encantando com a magia do natal, esperar papai noel.. preparar os presentes, confesso que fiquei olhando.. qual será o meu??..kkk :))) Enfim dezembro chegou,trazendo suas luzes, encantos e magia,e logo trará vc, pra bem pertinho da gente!! :)) bjão saudades!!

    Cris dotta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor...
      então Cris o Natal aqui é simplesmente encantador, nunca vi algo igual, mas parece que todos que moram aqui tem essa impressão... é muito glamuroso, neve... ou seja romantico, aconchegante... não tenho mais adjetivos!!! rsrsr
      Se viu, já estou arrumando os presentes e menina é MUITAAAA gente... tenho medo das malas, pois tenho as minhas coisas né... ainda tenho que comprar mais chocolates, pois cada hora lembro de alguém que havia esquecido... ave! Mas estou levando sim seu presentinho de Natal e uma lembrança de aniversário... pra Thá também! e para Enzo também ... ta vendo imagina o tamanho da minha lista!!!!!!!!
      beijosss querida....

      Excluir
  21. Oi Ana, que maravilha tudo que voce mostrou no blog.
    Fico imaginando a Valentina toda perdida no meio de tantas coisas lindas por ai.
    Nossa tudo de bom viu amiga, adorei tudo os enfeites então nem se fala...rsrsrs.....
    Sua casa muito aconchegante e ja em clima de Natal.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fazinha!!!
      Já estou MUITO no clima de Ntal, e você garota não esta??? tem que entrar pra sua florzinha... né?
      beijossssss querida

      Excluir
  22. Adorei as suas fotos Ana!!! Nossa, o clima natalino ai em Dresden é encantado!! Que bom que este ano você sentirá o natal em dois climas né, pois já já vcs estarão indo para um Natal tropical :-). Adorei a receita do Gluhweine da Geórgia, vou copiar, tá? Bjsss
    Ah, tenho uma touca igual a sua, rs... só que a minha é marron. Vc. comprou na C&A?, rs... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      Obrigada, aqui esta lindo sim Sandra, mas achei o da Suíca um charme também...
      Também achei perfeito, curto aqui e lá... melhor coisa né??!
      Se viu que belezinha a Georgia, claro que pode pegar... deve!!!! depois me fala como ficou...
      Sandra compro muita coisa lá, mas a touca comprei em uma loja inglesa, mas aqui em Dresden mesmo, ela só vende coisas da Inglaterra, se chama TK Maxx, já ouviu falar, tem aí? é um paraíso menina de loja... muito boa!!!!!
      beijossssssssssssssss

      Excluir
  23. Ana,
    Qts luzes e qts presentes!!! rsrs
    Eu fiz aulas particulares de inglês e minha professora se tornou uma grande amiga. Domingo retrasado fomos tomar um café e pôr a conversa em dia, ela voltou recentemente do Chile e não tínhamos nos visto ainda.
    Ela é "meio" pé na estrada, adora viajar e o seu blog foi um dos grandes assuntos do nosso bate papo.
    Na hora de nos despedirmos, reforcei com ela: "Entra no blog ananaalemanha e me fala depois o que achou"
    Adivinha...rsrs
    Ela mora em SP e eu em Sto André, qdo cheguei em casa a noite, abri o note e fui ver as últimas no FB, para minha "não surpresa" rsrs ela já tinha postado.
    "Jú, tive que copiar, entrei no blog da ANA"... em seguida vi que ela tinha postado a citação do Amyr Klink que vc tem na home page.
    O que rendeu tudo isso? Ela já viu preços de passagens, traçou rotas e já me perguntou se topo ficar 10 dias em ago/13 na Alemanha e redondezas..
    Ai ai, não é encantador conseguir encantar? Vc é +/- assim p/ mim.
    Ela se chama Denise Santos e eu tenho certeza de que passará p/ aqui p/ ver este post incrível e natalino.
    Beijoquinhas, Jú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju! menina acabei de ler sua postagem e fiquei toda arrepiada... me senti tão especial!!! Juro. Obrigada por me presentear com elogios a sua amiga e ainda me contar, são poucas as pessoas que fazem isso... e acho isso uma qualidade muito bacana.
      Adorei ler cada detalhe do que você me contou... e sabe que "retornos"(feedback) positivos como este seu nos estimula ainda mais a escrever, a querer fazer do blog algo "legal"... Pense em como me senti de saber que sua amiga palnejou uma viagem devido a sentir inspirada pelo blog????? Nossa Ju, este sem dúvida foi o "presente de Natal" do blog!!!!
      Obrigada, obrigada...
      e Denise seja bem vinda!!!!!
      e Ju beijos com carinho!!!!!!!
      PS.: E planejem mesmo! tem cada lugar aqui, veja na internet depois sobre a "rota romantica" na Alemanha, Ju tem cada cidadezinha... vinhedos, e famosissima!!! vamos falar muito ainda... rsrsrsr

      Excluir
  24. Ana, que fofa essa sua filha! Pra ela deve estar sendo um sonho viver um "natal de verdade" com direito a neve e tudo mais! Desejo uma boa viagem ao Brasil e volte logo pra continuar nos contando sobre suas aventuras por aqui! Um grande beijo
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      um sonho bom mesmo... e sentiremso muita falta disso viu, já sinto isso...
      Obrigada pelos votos de boa viagem... será perfeita se Deus quiser.
      E volto sim e de lá acompanharei vocês com certeza!
      beijos Ana

      Excluir
  25. Anoca, adoooooooooro mercadinhos de natal (vou em um hoje para levar minha irma!) Ela chegou ontem aqui em casa, vai passar o natal comigo. Estou a felicidade em pessoa! hahaha :D
    Boa viagem para vcs, curtam muito e feliz natal!
    Beijaoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LÊ!
      imagino sua felicidade...eu estaria igual!!! que deliciaaaaaa... aproevite muito a companheira!!
      e programa melhor agora? eu ameiiii as feriinhas.
      Beijos

      Excluir
  26. Oi Ana, eu passei uma epoca de Natal na Alemanha e tudo mesmo um sonho. Muito artesanato, muitas coisinhas lindas.Parece uma terra encantada. Que bom que voces etao aproveitando tudo isso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que vc conhece o Natal daqui! lindo mesmo né?
      Beijos Rose e FELIZ NATAL...

      Excluir
  27. OI Ana,

    entao voces entraram mesmo no clima heim!

    o natal aqui é uma delicia... comemorado 100% mesmo! Uma experiencia muito gostosa... e fria kkk

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se viu Debora! estamos mesmo... menina saímos etes dias a noite, vevando até... estava tão gostoso... é muito lindo aqui!
      beijoss

      Excluir
  28. Amorecooooo, adivinha quem ganhou o sorteio?? lalalalalaaaaa ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ACREDITOOOOOO!!!!!!!!! euuuuuuuuuuuuuuu?????????????????? EBAAAAAAAA!!!!!!!
      caracas estou tão feliz..... que delicia!!!!!!!!

      Excluir
  29. Oi, Ana,
    did you already had a look to my interpretation of Dresden I posted one week ago? I took the photos during my one-day visit beginning of November, so there was no Christmas market on Dresden's streets...
    Ambrcos, Uwe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hi!I look at the pictures ... beautiful!!!
      Loved the pictures. V
      ery good!!
      Now this snowing ... Also this is beautiful!
      Abraços... Ana

      Excluir
  30. Que lindas! Adorei a decoração na janela da sua casa e a meiona pendurada. Esta é minha época favorita do ano e me empolgo toda com esse clima natalino, por mais que alguns critiquem que tudo é muito comercial. Acho que quem faz a data é a gente, né, e pra cada um o Natal vai representar uma coisa diferente: pra uns é religião, pra outros (eu) é família, pra muitos é presente e por aí vai. Minha avó também fazia presépio, achava lindo. Nossa casa também já está decorada. Só preciso arrumar um Papai Noel pra levar os meninos pra tirar foto. Beijo

    ResponderExcluir
  31. Oi minha querida, acabei de ler esse ultimo blog do ano e como todos, AMEI!
    Vc. está cada dia mais nos envolvendo e nos encantando com tantas novidades, cultura e beleza. Sentiremos falta do blog durante suas férias, mas aproveitaremos da sua presença física perto de nós.
    Estamos anciosas para reve-los, tenho certeza que suas férias serão maravilhosas aqui no Brasil. Caso não nos falemos até o Natal, te desejo uma otima viagem e um natal inesquecivel.
    beijos com saudades/Dri

    ResponderExcluir

Páginas