Ivan, Ana e Valentina in Germany

Muitas pessoas querem saber como é viver na Alemanha... aqui vamos nós...

E outras irão apenas ler pra matar a saudade...

Para tentarmos responder a todos... "um pouco de nossas vidas estará aqui".


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Polônia - Krakow e Wieliczka

Neste último feriado decidimos conhecer a Polônia, Ivan já havia ido a uma cidade no sul do país "Zacopania", pra mim e Valentina foi tudo novo!

Ficamos indecisos entre a atual capital Varsóvia e a antiga capital do país Cracóvia. Porém, depois de buscarmos informações sobre as duas eu particularmente fiquei inclinada por Cracóvia. Batemos o martelo depois das dicas preciosas da nossa amiga Neuza, que conhecia as duas e sem pestanejar nos indicou Cracóvia.

Então lá fomos nós rapidamente buscar hotel, fazer a listinha de passeios e pé na estrada.
De Dresden até Cracóvia foram aproximadamente 6 horas de viagem (de carro), viagem tranquilíssima, sem muito trânsito, paisagem gostosa, mês de maio há várias plantações de rapsol, deixando o caminho colorido de amarelo.

Em Cracóvia podemos dividir o passeio em quatro pontos interessantes:
- Centro histórico (medieval), com suas belíssimas igrejas e castelo de Wawel
- Fábrica de Oskar Schindler (hoje um museu)
- Visita a Mina de Sal em Wieliczka (cidade vizinha)
- Visita ao Campo de Concentração Auschwitz (70 km de Cracóvia)

Neste post mostrarei um pouco que vimos da Mina de Sal, que foi com certeza um dos passeios que fizemos e adoramos.
Bem Vindo a maior Mina de Sal do mundo!!!

Esta é a entrada da Mina, do lado externo. Aqui você compra seu ticket e escolhe a língua que você quer fazer o tour, cada grupo tem um guia. Há tour com guias em inglês, francês, italiano e alemão.
O valor do ticket sai em torno de 80,00 reais. Lembrando que a moeda da Polônia não é o Euro e sim Zloti.


Descemos muitos degraus, aproximadamente 350, e a descida era surpreendente. As paredes e teto com crostas brancas de sal, passando as pontas dos dedos pode-se sentir o "salgadinho" do lugar...

O passeio pela Mina é o tempo todo acompanhado de um guia, devido a extensão do local (muiiiito grande) e o mesmo explica sobre a história, as obras feita de sal, como é realizado o trabalho dos mineiros...
Wieliczka é uma pequena cidade no sul da Polônia, próxima a Cracóvia. Foi fundada a quase 750 anos. A importância de Wieliczka é devido a existência da Mina, que também tem aproximadamente 700 anos de funcionamento.
Durante a segunda guerra a Mina foi ocupada pelos alemães, que utilizaram para armazenar produtos militares. Em 1978 tornou-se patrimônio da humanidade pela Unesco.
A grandiosidade desta obra feita a 700 anos atras é de deixar você de "queixo caído", quanto mais descíamos, mas deslumbrados ficávamos.

Vejam as escadas, há dezenas delas, arrisco dizer centenas, pois o lugar é realmente gigantesco.
Porém para este passeio turístico apenas uma pequena parte é exposta a visitação, percorremos aproximadamente 4 Km, onde isto representa menos que 1% da Mina.
Mais de 1 milhão de turistas visitam a Mina anualmente, dentre eles muitos famosos já percorreram estes corredores, como por exemplo Nicolau Copérnico, Goethe, João Paulo II, Bill Clinton...

Os corredores são extensos, alguns já bem estruturados, como este acima, outros rústicos onde as paredes e tetos são grandes pedras cinzas de sal.

Além de corredores bem iluminados e relativamente modernos, como este abaixo, encontra-se restaurantes, pequenas lojas de souvenir, vários pontos interativos como salas para crianças brincarem de "serem mineiros", cinema 3D com explicações ilustradas e também pelos corredores você vai deparando com partes dos processos de trabalho dentro da Mina, em tamanho real.


Um dos motivos que tornou-se patrimônio da Unesco foi devido as esculturas feitas de sal dentro da Mina, deslumbrantes!!! Muitas talhadas diretamente nas paredes, outras formam os lustres de um grande salão, que foi durante anos e ainda hoje utilizados para eventos sociais.





Outras esculturas foram feitas para homenagear alguns ilustres visitantes, como a de Nicolau Copérnico e a do Papa João Paulo II.





As fotos abaixo mostram algumas das partes interativas do local.










O lugar é realmente fantástico, quem estiver planejando viagem para Polônia não deixem de passar por Wieliczka e conhecer a Mina.

Sair de um passeio com satisfação de ter conhecido um lugar FANTÁSTICO é aqui...

Ops, parece que conheço este soldado...

8 comentários:

  1. Oi Ana!! Nossaaa, quanto tempo não lia um post seu, menina.... e logo um post sobre a Polônia! Ano passado quase fomos para Varsóvia, mas "trocamos" (rs) pela a cidade do Porto, que fomos para comemorar nosso aniversário de casamento. Porém eu já tinha pesquisado tanto sobre a Polônia, que fiquei com muita vontade de conhecer. Aliás, as minhas vontades de viajar e conhecer novos lugares, nunca passam, hahahaha. Viajar é bom demais né? Dinheiro mais bem gasto do mundo!!!
    Visitar essa mina deve ser muito interessante, com certeza uma experiência única! Viaje Ana, aproveite esses momentos ao lado da sua família e seja sempre muito grata pela oportunidade de viver tudo isso. A vida passa tão rápido e são momentos assim que ficam pra sempre gravados na nossa história. Um beijão e um ótimo verão pra vocês!
    ps: li o post sobre Budapeste. Que cidade linda hein?! E você ficou muito bonita de vermelho :-). Adoro essa cor!! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra...
      que delicia ler um comentário seu, quanto temmmmpo!!!
      eu estou realmente em falta com meu blog e com os blogs de vocês, estou numa correria total...
      Sim Sandra adorei conhecer a Polônia, esta Mina é super interessante, coloque na sua lista.
      E Cracóvia é uma fofura.
      Sobre Budapeste, hummm "amor a primeira vista", eu ameiiii.
      Obrigada pelo elogio, rsrsrs, feliz aqui...
      Um grande beijo e adorei mesmo te ver por aqui

      Excluir
  2. Adorei esse lugar!! Muito fantástico!! Obrigada pela dica!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse lugar!! Muito fantástico!! Obrigada pela dica!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Aninha que saudade de você, Menina!
    Pelo visto os passeios maravilhosos pela Zoropa continuam colorindo seus dias por aí!
    Delícia conhecer a Polônia hein?
    Se fosse eu, eu tavava a língua na parede pra ver se era de sal mesmo... kkk. O lugar parece muito interessante! Eu sempre associo o sal ao mar, essas minas são fantásticas...
    Cracóvia é onde nasceu o Papa João Paulo II, certo? Há lugares de peregrinação religiosa lindíssimos na Polônia... quero muito conhecer pessoalmente.
    Enquanto não dá pra ver com meus próprios olhinhos, vou conhecendo a Polônia através do seu blog!
    Beijo Aninha!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia,
      oi flor que bom você dar um pulinho aqui mesmo na correria dos preparativos do casório...
      Estamos viajando sim, na medida do possível, pois ano que vem nem sabemos onde estaremos...
      Passamos os dedos na parede e lambemos, kkkk.
      Sim foi onde o Papa nasceu. A cidade é uma belezinha.
      Beijossss flor e aguardando seu post...

      Excluir

Páginas