Ivan, Ana e Valentina in Germany

Muitas pessoas querem saber como é viver na Alemanha... aqui vamos nós...

E outras irão apenas ler pra matar a saudade...

Para tentarmos responder a todos... "um pouco de nossas vidas estará aqui".


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

1 mês!!! de Alemanha (do maridão)

O Ivan?
Sobreviveu sim, ao frio de -17...
E pra minha surpresa não reclamou tanto... e esta me passando uma percepção tão boa da Alemanha que estou chegando a pensar que é pra eu não desistir de ir... brincadeirinha!
Um breve resumo de alguns pontos que ele observou:
1. Língua: schwierig, schwierig, schwierig !!! sentiram o drama? eu quiz dizer: difícil, difícil, difícil!
2. Comida: não é que o Ivan esta tomando leite puro... isso mesmo, puro!!! Pois, nunca que no Brasil o Ivan tomava leite puro... achou o leite de "lá", "daí", depende de quem esta lendo o post neste momento, delicioso...
Alías, no quesito comida, o Ivan gostou de vários derivados do "leite", por exemplo iogurtes (segundo outras amigas blogueiras os iogurtes são muito bons mesmo), queijos, sorvetes (sim, ele comprou sorvete com -17 graus!!!).
Ainda não experimentou: salsichas, joelho de porco, chucrute, Spatzle, currywurst... sim ele esta na Alemanha gente, só não comeu comida típica alemã ainda...
Esta achando a comida um item fácil de adaptação, sem "stress"...
Ah! ta tomando muiiito chá!!! (novo hábito).
3. Transporte: excelente!
4. Trabalho: Ivan esta muito feliz, sentindo que valeu a pena tudo que decidimos até o momento.
5. Convivência com Alemães: bom, o Ivan não sentiu nenhuma frieza da parte dos alemães, pelo contrário, não sei se ele foi um privilegiado de conhecer pessoas legais, mas achou as "pessoas" iguais as "pessoas" daqui...  ou seja, se você não tiver expectativa, as coisas fluem melhor...
6. Cerveja: essa parte é BOA!!! sim a cerveja é muito boaaa... aliás, ele experimentou umazinha...tem muita cerveja pra experimentar, ou não é o país da cerveja?!
7. Clima: se ele aguentou o frio, o restante vai ser "barbada"... ainda mais agora chegando a primavera, que o país se renasce em flores.

Novidades: na quinta (amanhã) ele já vai estar na nossa casa definitivo...
Ainda falta coisas pra ele resolver neste 1 mês de "solidão": deixar a casa habitável, tipo cozinha pronta, cama...
Não consiguiu escola pra Valentina, esta difícil.
E esta analisando qual escola é melhor pra mim... alguém tem alguma sugestão de escolas???
Ele viu uma "acho que o nome é Tudias" onde o curso é duas vezes por semana, 3 horas cada dia. Eu na verdade acho melhor todos os dias...



Esses dias (aí do lado, na figura) estão acabando...
Contagem regressiva para eu e Valentina...

Que venha primavera (lá), que venha Alemanha!!!

62 comentários:

  1. Ana teu marido é alemao kakaka, eu tb sou alema, gosto de tanta coisa aqui nessa terra, comidas, transporte, alimentacao, até o idioma, mas tem dias claro q to de mal com tudo, um conselho faz o curso de alemao todo dia, eu fiz assim, vc pode ver o intensivo p estudantes (é mais caro e a galera é jovem) ou tb o de integracao ( a galera é mais velha, mas tem jovens tb e alguns vivem há bastante tempo na Alemanha) eu comecei com o curso de estudantes (p mim foi meio pauleira9 mas depois de um módulo mudei p o de integracao aí o professor tem mais calma (tem ritmo p tudo né) e escolas tem das bem caras até as normais e acredito q todas tem um bom nível, aqui tem as famosas Volkshochschule toda cidade tem uma, sucesso e bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)
      barb! ele esta adorando a Alemanha menina... quase um alemão mesmo!
      gostei das suas dicas sobre o curso de alemão, realmente vou procurar fazer todos os dias... e aí demorou muito pra você a poder dizer que estava falando alemão razoavelmente? :)
      bjsss

      Excluir
  2. aeeee está chegando a sua hora, logo voces vao estar aqui também!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, tudo bem, estou achando muito interessante o seu Blog pois eu estou querendo ir morar na Alemanha e estou "catando" tudo que é tipo de informação sobre as cidades, tipos de hospedagem, custo de vida, trabalho, estudos, etc. Se um dia você pudesse me passar o seu e-mail ou do seu marido Ivan para trocarmos umas idéias eu agradeceria muito. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Tiago, meu e-mail é anaccd@hotmail.com, fique a vontade para me enviar...
      abraço
      Ana

      Excluir
  4. Que legal que ele está se adaptando super bem! esse é sem dúvida o primeiro passo pra se viver bem na Alemanha! Eu gosto daqui sabe, mas no momento estou de mal com Hamburg pq desde a semana passada o tempo aqui ta um horror! esquentou mas o ceu ta todos os dias cinza e névoa pra todo lado, nao é a toa que vejo a galera toda de mau humor na rua!

    Está chegando a hora hein, friozinho na barriga :)

    Quanto ao curso de alemao, eu tbm procuraria um intensivo com aulas todos os dias. De preferencia um curso voltado pra estudantes pq o pessoal é bem mais interessado, se esforca e a aula rola super bem, além do curso ser mais "puxado" com temas mais variados e textos mais complexos, eu fiz um curso assim e foi ótimo!
    tem os cursos da VHS que sao mais baratos (como o curso de integracao) mas muitas vezes a galera nao tem interesse e so frequenta a aula pq é obrigado (senao nao tem o visto renovado), além disso junta a galerinha que so fala turco, outra que so fala russo e vc escuta todos os idiomas menos o alemao... claro que cada caso é um caso, vai da sorte mesmo na VHS, mas ja vi muita gente reclamar!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, valeu muito suas dicas!
      vou ver realmente o curso de aulas todos os dias mesmo...
      E lembrar da dica da turma de estudantes...
      Porque esta chegando né!
      obrigadaaa
      beijao

      Excluir
  5. Oi Ana,
    Ja passei por aqui pra visitar seu blog sim. Na verdade estou esperando voce chegar na Alemanha. Acho que esta parte vai ser bem interessante. Quando meus filhos tinham 8 e 9 anos nos fomos morar na Franca. Eles foram direto pra escola "PUBLICA" da vizinhanca onde ninguem falava, NADA de Ingles. Crianca aprende rapido.Valentina vai tirar de letra!!!!
    Eu ja cheguei diretinha no curso intensivo de frances. Foi a melhor decisao que tomei.
    Espero eu vc consiga uma escola ja ja pra Valentina. Este e sempre o passo numero um. Depois disso tudo o mais se ajeita.
    Aproveite esta oportunidade!! Tudo de bom pra voce!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rose!!!!
      fiquei feliz de ter aqui... pois gosto muito do seus comentários, do seu ponto de vista sobre as coisas.
      Sempre vou lá no seu blog... ADORO!!!
      suas mesas bem postas, sua casa lindaaa, amei a cozinha ensolarada e grande!!!
      Hoje você mora em Montreal? correto?
      Bom essa experiência que estou passando é incrível, mas amedronta demais, espero que a Valentina seja feliz nesta nova vida!!!
      Rose adorei te ver aqui...
      beijos com carinho e volte sempre, sempre...

      Excluir
  6. Querida Amiga,



    Fico feliz por tudo estar “Fluindo” bem, e quantas coisas positivas, acho que ou o Ivan está querendo mesmo te deixar com água na boca para ir logo para a Alemanha, ou lá é bom demais mesmo...risos..

    Brincadeira, na verdade minha querida, acredito que na vida, tudo que fazemos de “bem com a vida”, dá certo, e quando encontramos umas coisitas erradas pelo frente, a gente sempre encontra um caminho novo para prosseguir, então meu anjo, viva mesmo esse sonho aqui no Brasil e se “enfarte de felicidades” lá na Alemanha.

    Beijinhos da sua grande amigggggggggaaaaaaaaa...Vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi gatonaaa!!!
      lembra Vi, sobre pensamento positivo sempre!!! É isso aí amiga... E a sua frase é tudo: "bem com a vida"! Estamos de bem com a vida mesmo...
      E Vi hoje tenho certeza da única coisa que estarei perdendo, vocês... literalmente! Amigas iguais a vocês da pra contar nos dedinhos, sinto muuuiiito a falta de vocês todos os dias.
      Por isso peço que sempre me mande e-mail(s) e apareça aqui, pra sentir vocês de pertinho...
      Ah! Dri marcou mais "uma despedida" na casa dela, vou dormir lá...você vai né??
      Beijosss minha queridonnnaaa do coraçãoooo que amoooo muitoooo!!!!!

      Excluir
  7. Oi Ana! Que legal que as impressões do seu marido sobre a Alemanha foram positivas! Você também vai tirar de letra :-). Calma e paciência nesta fase são fundamentais. Que bom que você está interessada em aprender alemão, pois este é o primeiro passo para você se integrar na sociedade. Desejo boa sorte pra vocês e espero que encontrem logo uma escola para a Valentina. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      pois é, também achei isso muito importante, imagina se ele não tivesse tido a primeira impressão boa, seria pior com certeza...
      Sobre o curso, realmente decidi por fazer todos os dias, tem um que parece ser um dos melhores (Goethe), só que é uma fortuna!!! Vou ver o que iremos encontrar além desse...
      E temos que colocar primeiro a Valentina na escola...afi!
      beijosss

      Excluir
  8. Que massa está dando tudo mega certo né? Amém!! E que continue dando, eu queria muiiiiiiiito provar a cerveja desse seu novo país, haaa como eu queria!!! rss
    Eu estou louca pra que vc chegue logo lá, vou adorar saber de suas experiencias por lá,rsss EU AMO LEITE PURO, amooooo bem geladinho, e adoro leite puro com um pedacao de bolo, hummmm amo!!! por isso tô gorda, kkkk tô nao, SOUUUU gorda, melhor dizendo. kkkk bjs linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi flor!!!
      queria muito provar a cerveja, então esta convidadissima para ir provar comigo...rs
      Também estou louca pra ir logo...e contar TUDO pra vc(s).
      O Ivan adorou o leite daí... os chás... alias esta comendo muito!!! :)
      beijinhossss

      Excluir
  9. Anaa! hahahaha Muito bom ver a (ótima) adaptacao do Ivan!
    Eu concordo com tudo o que ele falou! Se ele teve sorte com os alemaes, eu tb tive, porque só encontrei pessoas amáveis (ainda bem!). Eu acho que é mito esse negócio de alemao ser um povo frio.
    Eu nao tomo leite puro no Brasil nao, mas lá é bem gostoso mesmo! Se a Valentina tomar leite com achocolatado, tem um da Milka! Muito gostoso! (sim, eu tomo. haha)
    Sabe qual é outro achado? Leite de cabra! UMA DELÍCIA! (lá, porque o daqui eu nao tomo também e olha que eu já experimentei!)
    Eu sou doida, alucinada por uma Currywurst! A mais gostosa que eu comi foi em Munique! Quando for pra lá, nao deixe de comer! (a da estacao de trem principal e aeroporto sao as melhores de todas!)

    Beijao!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LÊ!!!
      pois é Lê, mas a experiência que conta né, pois essas coisas sobre alemães frios ouvi aqui no Brasil... pois das meninas que moram aí ninguém mencionou isso, estranho... Mas, ainda bem que isso não é mais um problema (por enquanto).
      Se viu o Ivan esta adorando as comidas, o que ele também ficou abismado foi com a qualidade, e o quanto também são acessíveis, exemplo são os queijos diferentes que aqui no Brasil custariam uma fortuna. A própria nutela também, aqui esta em torno de 10 reais, ou seja, voc~e come bem melhor com certeza!
      depois que escrevi o post e o Ivan leu, ele me disse que tinha experimentado o currywurst (mas eu não sabia) e disse que é muito gostoso. Aliás, amiga como te disseo o Ivan esta adornado a nova terrinha!!! Parece até um alemão...rsrsr
      beijosssssssss...
      PS.: e a mudança???

      Excluir
  10. Bom dia amiga,

    Que bom que o Ivan está se adptando.....viu pelas coisas que ele disseaté o momento não tem no que vc se preocupar a não ser com alíngua como vc mesma disse que é muito difícil....

    Mais vai ser uma oprotunidade boa paa vcs la e tb qdo. chegar as coisas jáestarão mais encaminhadas.

    Fique tranquila porque já deu certo.



    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fazinha, saudades de vocês... da alegria de vocês, das nossas lonnnngaaass conversas... do carinho, da nossa cumplicidade... é fogo ficar sem vocês!
      Aqui em Brazopolis é muito pacato... agora arrumei uma academia pra fazer, estou indo correr com minha prima e uma amiga, quem sabe assim o tempo passa mais rápido...
      A Valentina sente muita falta da casa dela e da escola, da tia Pri... nossa isso me mata de dó... Mas, saberia que iria ser assim né... bola pra frente...
      beijossssssss

      Excluir
  11. Ana,
    Que maravilha de novidades. Tudo caminhando bem. O Ivan se adaptando super bem e você doidinha para vir para cá, para conhecer tudo e mais um pouco. Certíssima! Realmente tem muita coisa boa, você vai ver.
    O melhor de tudo será quando nos conhecermos, viu....rs rs rs
    Adoro seus comentários! Você é sempre tão carinhosa. Obrigada, tá! Olha que já estou acostumando com suas visitas.
    Quanto ao seu comentário no post de ontem. Falei de 4 homens, mas incluindo o meu marido. tá! Até parece que terei tantos assim.... Acho que três filhos está de bom tamanho, rs rs rs
    Amei saber sobre o quarto da Valentina. Assim que terminar o quarto de coruja postarei fotos. Tá! Vamos trocando figurinhas.
    Um grande beijo e fica bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      acho que em questao de Alemanha é bem assim mesmo,vc tem que gostar desde o primeiro momento, se nao, demora mais pra gostar, se adaptar. O primeiro e mais importante passo o Ivan já passou. É MUITO importante estar de cabeca aberta para o novo. E ele está ótimo!

      Cara,como assim nao conseguiu escola pra Valentina ainda? Nao to acreditando nisso. Será se Dresden tá tao complicada assim? Olha, meus filhos qd chegaram eram mais velhos que sua filha, nos sugeriram coloca-los numa escola com salas pra estrangeiros. Ela nao pode, ao meu ver, ir pra uma escola normal ainda, porque nao vai entender nada na sala e vais e sentir mt mal. Ela precisa ir pra uma escola que receba alunos estrangeiros. Qual a idade dela? Geralmente é assim, a crianca passa um periodo que vai de seis meses a um ano na sala especial e depois é enviada pra salas normais, com criancas alemas. Pelo menos foi assim com meus filhos. Ele tinha 10 e ela, 13 qd chegaram aqui. NAO PAGUE escola pra sua filha! Ela tem direito a escola, toda crianca aqui tem direito a escola e especialmente qd mudam de cidade, as escolas soao obrigada a receber a crianca, e as publicas sao as melhores.

      Quanto a vc, sugiro fazer um curso no VHS (Volkshochschule)eles tem varios tipos de cursos, pra todos os tipos de nivel, de poucos dias na semana a todos os dias e sao mt bons! Tenho amigos que fizeram em outros lugares e nao aprenderam nada. Faca isso, vc nao vai se arrepender.

      Qd vc vem?

      Excluir
    2. Nina,
      o Ivan esta se adaptando muito bem, ótimo isso...
      Agora sobre a escola esta um "perrengue", pois a pessoa que esta ajudando o Ivan (nem sei se esta mesmo neste caso), diz que vaga em pública geralmente se espera 6 meses. Como eu queria de cara já fazer o curso intensivo de alemão, seria foda ficar 6 meses sem falar nadinha... isso acho que iria me deprimir...
      Daí essa "pessoa" sugeriu que o Ivan procurasse a escola particular... menina é um troço estranho...essa "pessoa" deu um papel ao Ivan para preencher e colocar 5 nomes de escolas próximas a casa nossa. O Ivan fez isso, mas até agora nada...
      A Valentina esta com 3 anos e 1/2, será que ela também precisaria ir para uma escola para estrangeiros?
      Menina estou muito perdida sobre esse assunto...
      Sobrea VHS já ouvi falar, mas muitos dizem que o ensino não é legal, que mistura muita gente e no final não se fala alemão... menina estou ouvindo de tudo, e é dificil pois não conheço nada ainda...
      eu estou indo agora na páscoa, literalmente no domingo de páscoa...
      é isso flor...
      beijoossss

      Excluir
    3. Oi Celi!!!
      obrigada pelo carinhosa...
      e pode se acostumar, adoroooo seu blog e suas histórias de "ser mãe", aliás pra mim uma super mãe (já te disse isso).
      E um dia iremos sim nos conhecer, se Deus quiser...
      É coloca sim fotinhas do quarto, é tão gostoso poder compartilhar isso. Como te disse lá no blog AMO essas "cositas" de decoração...
      beijos com carinho...

      Excluir
  12. Que bom que seu marido está se adaptando bem por aqui... eu sou suspeita de dizer, mas eu particularmente adoro a comida por aqui, as coisas tem um sabor diferente, os derivados de leite sao realmente de primeira, eu adoro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi babi...
      então ele esta adorando a comida, falou exatamente isso, que a comida é de muito qualidade, bem superior a do Brasil. O Ivan também esta virando suspeito pra falar de lá, pois esta adaptando e gostando de tudo da Alemanha... ainda bem né!
      beijosss Babi

      Excluir
    2. ah com certeza é bem melhor quando a gente se adapta e quando se vem de mente aberta pra descobrir e testar coisas novas... Acho que muitos brasileiros vem pensando nas coisas que nao vao ter aqui, e daí acabam por consequencia nao gostando porque sao diferentes mesmo... O importante é ter a mente e o coracao abertos à mudanca!!

      Excluir
  13. Oi Ana, cheguei ao seu blog por acaso, eu e minha família também vamos nos mudar para Alemanha mas só no final do ano. Vou acompanhar suas aventuras e dicas de recém chegada.
    E a língua? Você fala alemão?
    Abraços e boa sorte!
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda!
      oi...
      que legal, pra onde vocês irão?
      eu ainda não falo nadainha... o meu esposo já esta lá desde janeiro, mas só fala inglês...
      Eta língua dificil esse tal de alemão né! Você já fala?
      Deixe seu e-mail se quiser para conversarmos...
      o meu é anaccd@hotmail.com
      beijos

      Excluir
  14. Vcs irao chegar num ótimo período: primavera!
    escola todo dia, intensivão, no início vale a pena, ainda mais se a Valentina estiver na escola.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Eve!!
      poisé ainda bem que chegaremos na primavera!!! dizem que é lindissima...
      também quero fazer intensivão mesmo, torcer para dar certo a escola da valentina, daí fica mais fácil para dedicar a língua...
      beijos amorê por passar aqui...

      Excluir
  15. Oi, gosto muito do seu blog.De sua maneira de escrever. Moro na Belgica, pais vizinho. Bom so queria dizer q a Belgica é o pais da cerveja, com 360 tipos de cerveja, sendo que varias delas com titulos de a melhor cerveja do mundo. De resto, de acompanho e te desejo sorte. xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi "xxx"...
      que legal saber mais sonre a Bélgica...
      pena que você não se identificou!
      E fique a vontade para acompanhar o blog...
      obrigada!

      Excluir
    2. ahhh Ana, tua filha é pequenininha... hmmm, entao é kindergarten, nao é escola. Explico: aqui so se diz escola o lugar que a crianca vai a partir dos 6 anos. Kindergarten é o jardim da infancia, que é bem diferente do que a gente entende por jardim da infancia no brasil, ou seja aqui crianca nao tem que aprender a ler nem escrever, so brincar. É na escola que tudo se inicia de fato.
      Tava ligando escola com "escola". Tá, agora entendi. Acho que "a pessoa" tem razao, alguns Kindergarten sao realmente pagos, apesar de nao se rnada caro. Tenho uma amiga que tem dois filhos pequenos em Dresden,vou perguntar a ela como funcionam essas coisas. Depois te conto.
      Mas é importante saber qual o bairro em que vcs vao morar, me manda detalhes no meu email?

      Um bj e sorte.
      ps. VHS pra mim é o que ha de melhor. Na verdade, rola mt preconceito contra essa escola, talvez esteja no preco, que é mt bom, mas se vc comecar e nao gostar, basta mudar. Mas foi la que fiz todos os meus cursos, nao me arrependo e nao troco VHS por nenhum outro curso de alemao aqui. E mts pessoas que fizeram comigo me diziam que haviam tentado em outros lugares e que lá sim, nao haviam aprendido nada. Acho que é assim Ana,depende do qt VOCE é esforcada, os outros sao os outros, e só!

      me escreve no email de contato sobre o bairro de vcs, ta?

      Excluir
  16. Ana querida, tenho certeza que você vai curtir muuuuito, o mais importante é vocês estarem sempre unidos, o resto se tira de letra!!!
    Mil beijocas da fujona..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada fujona!!!! pelo seu carinho... de sempre passar aqui.
      É importante ver que tem pessoas que se importam se estamos felizes e sempre da um alô...
      beijao

      Excluir
  17. Oi Aninha! onde está o teu email?kkkkk, eu queria te escrever e nao achei!rsrsrs...
    A respeito do curso, se você fala bem inglês, faca 2,3 x na semana, com inglês você se vira bem por enquanto...
    Mas caso contrário, nem pense duas vezes comece com INTENSIVO!!!
    Eu nao tenho nada contra a VHS,é a mais acessível e eu mesma, fiz 1 curso lá no ínicio e pra mim que nao sabia uma palavra se quer, foi bom!
    Durante a aula, caso haja conversas paralelas você tem o direito de reclamar!entao acho que nao tem problema...Economiza uma graninha(ainda mais que vcs terao todo o gasto com tuuuudo) e vai com fé amiga!ehehehe...
    Beijos e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Quelen..obrigada pelas dicas.
      Vou ver mesmo em relação ao VHS se em Dresden é bom...
      meu e-mail anaccd@hotmail.com, rsrsr, não esta no blog...
      beijãooo

      Excluir
  18. Oi, Ana
    legal você registrar essa contagem regressiva :-)
    Até vocês chegarem, os dias estarão mais claros e quentes. Dresden é uma cidade muito bonita e fica melhor ainda na primavera.
    Essa escola que você mencionou é o instituto de ciências aplicadas da universidade técnica de Dresden e por isso, acredito que tenha uma boa qualidade.
    Vagas em Kindergarten são preenchidas segundo algumas regras. Por exemplo, se pai e mãe trabalham, os filhos têm preferência à vaga. Não posso dizer como é na Saxônia, pois existem leis específicas para cada estado, mas esperar por vaga não é anormal.
    Bem, desejo que tudo corra bem nessa grande mudança. Volto aqui para ler seus novos posts.
    Um abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lú!
      Não conhecia seu blog, vou lá agora ler...
      Volte mesmo, sempre!
      Nossa que bom saber que a escola é boa, nem sabia que pertência a TU.
      Pelo jeito você conhece bem Dresden...
      e onde mora na Alemanha?
      Aliás deixa eu ir ler seu blog... :)
      beijos, adorei você aparecer aqui...

      Excluir
    2. Oi, Ana
      sua mensagem ficou perdida mesmo :-( Procurei por todos os cantos e... nada! Uma amiga falou que não está conseguindo enviar mensagens. Aparece uma mensagem de erro.
      Bem, vou ter que descobrir que problema é esse.
      Um abraço,
      Lu

      Excluir
  19. Ana, nem pense duas vezes!! Faca o curso da VHS!
    Eu aprendi alemao lá, fiz todos os cursos possíveis lá, desde o comeco e foram muito bons. O preco é no mínimo metade do que os outros cursos, inclusive o a TUDIAS (muito caro!!!).
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. oi Tamine!
    que boa notícia, então o VHS de Dresden é bom... Decidido vou ver então quando inicia as aulas, pois chego dia 9 de abril... agora rezar pra dar cewrto a escola da Valentina né!
    beijos e vamos nos falando Tamine...

    ResponderExcluir
  21. Ana quanta notícia boa!Ele está descobrindo a Alemanha e tendo só impressões positivas com isso, esse é um sinal de que nada irá segurar vcs e esse mudança será muitoooo positiva,to super ansiosa com a sua mudança rsrs, fico na torcida como sempre,bjks e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rê!
      também estou torcendo para ser positiva! e anciosa eu estou demaisssss..
      obrigada pela torcida fofa!
      beijossssss

      Excluir
  22. Olá Ana, logo logo vou colocar muitas cidades nos arredores de Dresden, igualmente maravilhosas como das cidades da reigiao que moro ou morei. Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  23. Esqueci de mencionar as cidades nos arredores de Berlim, Leipzig, Magdeburg e ao norte da Alemanha, aguarde posts da Ilha de Rügen, maravilhosa.
    Conheço a Alemanha de norte a sul, leste a oeste :)e ainda há dezenas de posts para fazer e colocar em dia. Entao, como trabalho fora, nao tenho muito tempo para postar tudo que desejo. Mas, devagar chego lá para mostrar os lugares fantásticos da Alemanha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Angela, imagino mesmo quantos lugares maravilhoso você deve conhecer...esperarei anciosa os próximos a Dresden...
      beijão

      Excluir
  24. ana a louise da tia te ta querendo o email da duda pra colokar la no seite do casamento dela pq a duda vai ser daminha ai eu queria q vc me respondesse e um bjao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lara!
      não tenho e-mail da Duda, mas tenho do Vinicius, escreve pra ele pedindo o e-mail da Duda...
      Quando vcs irão vir pra cá?
      beijos
      Ah! e-mail do Vini:
      viniciusgalvao2008@hotmail.com

      Excluir
  25. Por anda anda a mais nova moradora da Alemanha? Saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi fofa!!!
      tô sumida né... menina se sabe que estou fazendo??? projentando e arrumando a cozinha via internet pelo IKEA, para o Ivan ir mandar fazer esse troço logo...rsrsr. Me pegou o maior tempo menina... afi agora acabou...eles entregam na quarta-feira as coisas...ai amiga lindas as coisas... amei... empolguei tanto, que até caderninho de receitas estou fazendo, todo de tecido e tal...parece que casei agora né??? rsrsr
      beijãooo

      Excluir
  26. Oi Ana, eu sou apaixonada pelos produtos da Ikea. Evito ir na loja pois sempre faco um estrago.
    Boa sorte pra voce e aproveite mesmo esta maravilhosa etapa da sua vida. Vai ser o maximo seguir suas aventuras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rose!
      também estou adorando o IKEA... bom né!
      beijosss

      Excluir
  27. Eitxa fia, eu moro aqui há 2 anos e meio e tenho certeeeeza que não experimentei nem 50% do que esse país oferece... é uma loucura!!!

    Engordei uns 10kg esse tempo. Não querendo ser pessimista haeuhaue

    Vai dar tudo certo. Está dando tudo certo né? ;-)
    Pega na minha mão e saltitaremos lyndas nos campos floridos da primavera.

    ResponderExcluir
  28. Ana, é verdade, os iogurtes daqui sao muito mais saborosos que o do Brasil. Melhor fazer um curso na VHS
    Deixo aqui o link:

    http://www.vhs-dresden.de/

    eles oferecem cursos intensivos tb, têm ótimos professores e o preco é bom porque é curso para o povo. Os particulares saem caros demais.

    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Georgia,
      vou mesmo fazer o VHS... 5 dias por semana. este alemão tem que entrar de qualquer forma..
      beijos

      Excluir
  29. Olá Ana, achei seu blog pesquisando informações sobre a alemanha, quero tirar umas duvidas, vou te mandar um e-mail e gostaria que vc respondesse.

    Desde já agradeço

    Rogilson Santos

    ResponderExcluir
  30. Oie Ana :) Me chamo Júlia,tenho 16 anos moro no Brasil e estudo alemão na Wizard idiomas comecei a estudar desde os 10 anos sozinha ai ano passado comecei o curso pois na minha cidade não tinha professor,eu pretendo fazer intercâmbio se Deus quiser kkk gosto demais da Alemanha sou apaixonada,te desejo tudo de bom nessa sua caminhada,se vc quiser conversar cmg pra exercitarmos o nosso alemão meu msn é julinha_cat_2008@hotmail.com é isso então :) Auf Wiedersehen,guten abend!

    ResponderExcluir

Páginas