Ivan, Ana e Valentina in Germany

Muitas pessoas querem saber como é viver na Alemanha... aqui vamos nós...

E outras irão apenas ler pra matar a saudade...

Para tentarmos responder a todos... "um pouco de nossas vidas estará aqui".


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aniversário na Alemanha!!!

Comemorar  "Aniversário na Alemanha" tem sua peculiaridades... 
Por exemplo se a data do seu aniverário for dia 21, e você decide fazer a festa "antecipado" (no dia 20), hummmm... os aniversariantes terão que esperar até 24:00 hs para te dar os "parabéns", pois para os alemães é "mau agouro" comemorar com antecedência a data... ou seja NUNCA deêm parabéns a um alemão antes do exato momento que inicia o dia do seu aniversário.... Pois se tentar ele vai fingir que não te viu, que não entendeu...  e por aí vai... 
Uma amiga casada com alemão conta muito bem sobre isso no blog dela (Brasanha) e foi ela que me explicou isso quando fomos em uma festa de aniversário aqui... 

Alemão não festeja o aniversário com a mesma instensidade que os brasileiros, ou seja, festa com "turmão" só em anos redondos, tipo 20, 30, 40 anos... e esse "turmão" também é comedido... 

Para o caso das crianças, anos luz de diferença do Brasil... (o bolso agradece neste caso), no Brasil o costume é festejar com uma decoração bacana, muito comida, doces, brinquedos (pula-pula, etc...). 
Aqui na Alemanha se a mãe/pai decidirem por fazer a festa em casa, a "criança" poderá escolher 3, 4 amiguinhos no máximo... 
Dizem que esta quantidade varia com a idade (isso não sei realmente se é verdade), tipo 3 anos = 3 amiguinhos, 4 anos = 4 amiguinhos, 5 anos = 5 amiguinhos. 
O mais estranho disso tudo (pelo menos pra mim que cheguei aqui recentemente) é que depois que a criança escolhe os amiguinhos a "mãe" leva os convites na escola... isso mesmo!!! Ou seja, as outras crianças ficam literalmente "chupando o dedo" ( eles (os alemães) já estão acostumados).

Eu só fiquei imaginando o dia que a Valentina chegar em casa chorando "mãe não ganhei convitinho!!!"

Pra minha surpresa alegria a Valentina já foi "escolhida" por uma amiguinha... eu e Ivan levamos ela todos orgulhosos, puxa ela nem fala alemão ainda né e já tem "Best Friend" alemã, foi assim que a mãe dela falou pra mim: "que a Valentina é a "Best Friend" da filha dela" (como eles sabem que não entendemos alemão ainda, muitos pais conversam com a gente com termos em inglês).

No Kindergarden é uma graça, o aniversariante fica igual um "rei/ou rainha" literalmente, colocam uma coroa e a cadeirinha deles neste dia é trocada por uma cadeira no formato de uma trono de rei... lindinha!!!! Eu e Ivan demos muita risada do jeitinho da Valentina meio sem entender (mais gostando) de ser "rainha"...
Hora do almoço e a menininha já estava reinando...
 Hora da festinha!!! acabaram não reisitindo e colocaram uns "pepinos" ali... Só pra garantir...

 Valentina entregando a lembrancinha...

Agora a parte da "comida" da tal festinha do Kindergarden.... hummmm... pra ser "especial", a mãe tem que fazer tudo... tipo fazer o bolo mesmo, decorar... (não pode comprar pronto). 

Valetina foi a primeira da família a passar o aniverário aqui, "4 anos", e já comecou bem... Como íamos viajar, eu e Ivan saímos pra comer uma pizza com ela pra comemorar, detalhe "antes da data"... (1000 anos de agouro...). Resolvemos conhecer o "Vapiano" (dica da Letícia do blog SchoSchee), adoramos! Uma graça de lugar... (Lê comprei as garrafinhas de chás, lindas!!!!!)




Valentina comendo folhinhas de manjericão do um vasinho da mesa...

E depois da viagem (também já tinha passado a data) foi comemorado na escola... lembram da explicação acima: "mãe tem que fazer tudo de comer"... 
Gente, não que eu cozinho mal... eu cozinho NORMAL... agora fazer bolo e guloseimas de aniversário pra crianças alemãs (que não comem doce e não gostam de nada "muito" doce)... haja criatividade... tem que baixar um "Pablito" (Pablo uma amigo cozinheiro de mão cheia, CHEF mesmo!).
O bolo não teve jeito, chocolate com brigadeiro de cobertura... (eu e Ivan só ficamos sacando as crianças pelas fotos, se estavam comendo ou não...).
Inventei uns palitinhos de frutas com  morango, uva, kiwi... pra criançada conseguir comer... 
Pensei até em colocar cenoura com pepino (elas comem isso!!! juro... e com a boca mais gostosa...), porém a "aniversariante" não iria comer... daí não, meio a meio, o bolo de chocolate pra agradar a "brasileirinha" Valentina e os palitinhos de frutas pra agradar os "alemuxos"... DEu certo!!










Meus súditos !!! Comam o bolo da mamãe! Esta "muito" gostoso!

Engraçado foi a Valentina toda indignada no fim do dia: "mamãe, papai as crianças cantaram "Happy Birthday... não "Parabéns pra você"...)

Em casa convidei 3 amiguinhos semi-brasilerios (filhos de brasileiras com alemão) pra cantarmos realmente "Parabéns pra você..."

 Detalhe: a mãe só sabe fazer este bolo... :)











Aqui tem uma cultura "a parte" para definição de mãe... "têm as famosas mães BIO", uma amiga nossa "Tamine" (do blog Die Karambolage) trouxe um presentinho "BIO" pra Valentina... mas não é que é super interessante... é um "tipo LEGO" bio, pode até comer o treco... é claro que não é para criança comer, mas se acidentalmente ela comer, "Keine Problem"!!! é feito de milho...
Mas a primeira montagem da Valentina pra gente foi linda ("pais corujas").


Ontem, saímos para Valentina estreiar o presente que o papi deu... uma bicicleta!!! (detalhe desta parte, Ivan entrou na loja com ela, com a voz bem mansa e quase não saindo direito, disse: "Valentina escolhe um presentinho de aniversário", ela nem pestanejou... correu que nem um "pintinho maluco" pela loja e gritou la do corredor : "já escolhi papai"... ixi Ivan, já era o tal presentinho!!!
Mas, nada melhor que um passeio no parque pra estreiar... Ela simplesmente ficou radiante... valeu papi!!!
 











O nome dessa flor é Valentine!!! da pra ler??? o nome da outra flor é Valentina... 

Assim, conhecemos mais um pouquinho da Alemanha.... :)

69 comentários:

  1. Oh Meu Deus, estou aqui Babando com a festinha, com a Realeza, com Linda Rainha, com os súditos, com orgulho da minha amiga que fez tudo lindo...Oh Meu Deus, parabéns, e muitas e muitas felicidades para essa Linda Princesa Valentinaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...Amei o presentinho dela, dá para ver a alegria dela estampada nos olhos e sorrisosssssss...
    Saudades Muito, e tudo de bom....
    Beijinhos, Vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi!!!!
      se viu que graça fazem no dia do aniversário... essa rainha é fofuxa mesmo!!!! rsrsr
      Esta foto do presentinho eu ta,mbém gostei, vi exatamente isso que você percebeu Vi, a alegria dela....
      Também estou SEMPRE com saudades de vocês...
      Manda um super beijo pra JU...
      Adoro vcs todas.... que falta vcs me fazem...
      Beijãoooooooooooooo

      Excluir
  2. Que legal o aniversário da Valentina, e já foi entrando no clima do país novo!! Muito divertido!! Parabéns mais uma vez à linda mocinha!!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Babi!!!
      ela esta entrando mesmo viu, não chora mais na escola... graças a Deus... e a adaptação cada dia melhor...
      Também me divirto com tudo isso... :)
      Beijossss

      Excluir
  3. Ana eu concordo com os alemães, aniversário tem q ser comemorado no dia, poxa vida um dia é muito tempo pra saírem roubando da gente assim rsrs.
    Aqui na Suécia eles tem mania de comemorar antes e eu não concordo muito!
    Tbm adoro as festas infantis simples(Pronto virei alemã kkkk)
    Eu até lí a parte do post pra minha mãe quando vc diz sobre os a distribuição dos convites, acho legal as crianças aprenderem desde cedo que as vezes elas não serão convidadas pra festas mas não será por isso que o amigo(a)gostará menos dela.Assim não fica aquele sentimento de exclusão.
    Tua filhota levara numa boa qdo não for escolhida pra uma festinha pode ter certeza :)
    A Valentna está cada dia mais linda e eu fico super contente em saber que ela ja tem uma best friend, é incrível como as crianças são mais abertas e aceitam mais os novo, impressionante.
    O passeio, ela, vcs e o bolo estavam todos lindos!

    PS-Fala pra sua cunhada que o que ela precisar é só ela me escrever no email do blog que eu respondo, to aqui na torcida por ela.
    Um bjo grande e parabéns pra Valentina, mesmo um pouco atrasado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rê! então esta virando alemã... rsrsr.

      Olhando por este prisma que você colcou é verdade viu... no fundo eles estão certos, se isso fosse no Brasil, nossaaa... já tinha criança chorando, mãe falando mal da outra... ixi.... rsrsr
      A Valentina esta surpreendendo a cada dia... eu e Ivan ficamos bobo... só olhando...
      Obrigada Rê pelo seu carinho...
      Vou falar sim pra ela, pode deixar...
      beijossssssssssssssss e obrigada pela Valentina...

      Excluir
  4. Ana primeiro pensei que era seu aniversário, mas acho que era da filhota, entendi, oi?! ;/ entao Parabénsss a Valentine, olha imagino que nao seja fácil fazer um aniversário de crianca na Alemanha, fazer bolos, doces, nao tao regados a acúcar como os nosso brazucas aff, melhor que a saúde agradece, vixe se fosse comigo eu ia padecer, sou péssima com bolos, doces, enfim, agora ri com seu comentário 'que tanto essa menina pula', rárárá tá no sangue é brasileira e que chique já tem até besser Freundin, bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada barb!!! é da filhota mesmo... rsrsr
      verdade o sangue é TODO brasileiro viu...
      e foi um apuro pensar nas guloseimas desta festinha... e eu nunca vou saber se eles gostaram... any way... pelo menos cumpri a regra "mãe tem que fazer"... rsrsrs
      Besser Freundin já....
      beijosssss

      Excluir
  5. Adorei, adorei, adorei!
    A Valentina, se esbaldou.... 3 celebrações???
    Fiquei com água na boca para comer um pedaço desse bolo MARA, e dos cup cakes cheios de frutas, hummmmm, tudo uma delicia, viu só, como as celebrações na europa são mais simples e nem por isso, menos animadas...
    As pessoas são praticas e responsáveis, nada de ficar se matando para fazer mega festa, não é disso que as crianças e adultos precisam e sim serem lembrados e celebrar sempre, da maneira que cada um pode e curte. Adorei!
    Beijos na Valentina,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri!!!!
      se viu, bem comemorado né??? simples... porém com qualidade... rsrsr
      Cup cakes com frutas, bem alemão!!!!!
      O bolo pra gente estava gostoso, agora pra elas hummm sei não...
      Isso é a realidade deles Dri, praticidade sempre... gastar menos... por isso estão bem desse jeito...
      Como diz você, "vivendo e aprendendo"... coisas boas!!
      beijos na minha amiguxa do coração...

      Excluir
  6. Oi Ana.. que saudade de vcs!!

    Eu adoro receber as mensagens que você envia falando sobre sua nova vida aí na Alemanha, Parabéns atrasado para a Valentina, desejo tudo de melhor para ela e para você e o Ivan.

    Boa sorte sempree!!!

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alineeeee!!!! que surpresa gostosa!!!!!!!!!! AMEI....
      que bom que vc gosta do bloguinho... a idéia é levar um pouco daqui e de nós pra vcs amigos... saudades de você, das meninas... como elas estão??? e o baby da Cassia??? e a Rose? a Fê ? ai que saudades que bateu de vcs com este seu recadinho....
      Obrigada pela Valentina viu...
      Ivan esta ótimo, feliz, esta conquistando um espaço novo por aqui, o pessoal gostou muito dele. Esta focado como sempre...
      Eu também vou bem como "Hausfrau" (dona de casa em alemão)... levando numa boa... alguém tinha que cedr né...
      Amiga aparece sempre...
      beijosss

      Excluir
    2. Oiii Ana.. que bom que gostou!! =)
      Continue trazendo para nós um pouco da vida de vcs é ótimo ter noticias! Já falei para as meninas.. elas vão vir aqui depois.. rsrs
      A neném da Cássia já está com 2 meses é lindaaa, tem o cabelo castanho e olhos azuis.. o nome dela é Laura.. depois peço para a Cássia te enviar uma foto dela.
      A Rose e a Fê estão muito bem.. adoraram saber que você perguntou delas.. rsrs
      Fiquei muito feliz pelo Ivan.. que ótimo neh?!! Tenho certeza que vai conseguir tudo que ele almeja aí..
      Eu não imagino você cuidando de casa.. mas pelo que você diz.. está levando numa boa mesmo!! :)

      Aaaah.. já estava esquecendo de te contar uma novidade, estou noiva, ééé!!! até que enfim achei meu amor neh?! rsrs.. Estou muito feliz.. depois mando fotos pra você conhecer ele, tá?!

      Beijão para você amiga, fica com Deus!! =**

      Excluir
    3. oi Aline!!!
      eu já vi fotinhas do baby da Cassia no Face é linda!!!!! e que rapidinho 2 meses já... nossa!!!

      Sobre você estar noiva, eu sei........ te dei parabéns até lá no Face... achei ele gatinho e voc6e com a cara mais feliz do mundo... esta linda como sempre...

      Agora ser dona de casa é fogo, nem eu me imaginava, any way... mas também estudo alemão... ave....

      Tenho muitas saudades de vcs... MUITA!!!!! lembro de cada uma aí, direitinho...

      Então sempre volta aqui mesmo... da pra matar a saudades um pouco...
      Ivan adorou saber que vc tinha aparecido por aqui.... :)
      Beijãoooooooooo

      Excluir
    4. Nooossaa.. tinha esqucidoo que tenho vc n face.. que vergonhaa.. rsrs.. acho q fiquei empolgada.. rsrsrs

      bjãooo

      Excluir
    5. Kein Problem!!!!! rsrsrsr
      kusse...

      Excluir
  7. Que lindo Ana.
    Nos Estados Unidos as festinhas tambem eram assim, menos os convites que nao podiam ser distribuidos em sala de aula a menos que todas as criancas fossem convidadas. As festas eram assim bem neste estilo, alguns amiguinhos e so. As criancs se divertem mais eu acho e a festa fica mais centrada nelas e nao naquele carnaval como se faz no Brasil.
    Ja ja volto a ativa no blog.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose! oi...
      estou aprendendo várias coisas por aqui, uma delas foi exatamente isso... ser mais simples com as coisas, sem muita complicação... fica bom pra gente em va'rios sentidos... No Brasil é um "carnaval"mesmo, você expressou bem... eu mesma sei disso... rsrsr
      Vivendo e aprendendo... como diz uma amiga querida "e que seja pra melhor"...
      Volta mesmo... adoro aquele canto...
      beijoss

      Excluir
  8. Ana, que legal você registrar o niver da Valentina! Com certeza vcs lembrarão para sempre do primeiro niver em terras alemãs!! Sabe que eu AMO a simplicidade dos alemães e suíços?! Nada de megaproduções para comemorar uma festinha infantil. Viu só, alemão é, desde cedo, seletivo com as amizades...rs... não são de convidar só por convidar, tem que ter uma química...rs...Muito legal este post. Pelo jeito vc mandou bem no bolo. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!
      será inesquecível mesmo... alias esses dias estva falando com Ivan, que morar aqui será uma das lembraças mais gostosas que terei com certeza....
      Também concordo com você sobre a simplicidade e praticidade dos alemães... será que é por isso que são um dos primeiros do mundo???
      E realmente são seletivos, em TUDO né...
      Agora se o bolo estava bom pra eles (alemaes) não sei, mas para Ivan, Valentina sei que estava... rsrsrsr
      beijossssss flor...

      Excluir
  9. Que rainha de sorte essa, tem duas festas, uma papai e uma mamae muito especial, presentinhos, uma bicicleta de presente(adeus cacunda né?...esperamos nós rsrs) ainda tem nome no perfume e nome de flor, olha vc é mesmo uma flor de lindona..... e ainda tem 2 bolos mais que gstosos, tia Wiqlui tem que confessar, se vc fosse minha filha o negocio tava ruin, pra tu, por que tia Wilqui nao sabe fazer bolo, acredita?8mas sabe comprar na loja, entao nao tava tao ruin assim né? rsrs
    Ahhh eu tb nao quero happ BRITINEIIIII kkkkk quero mesmo é parabéns pra vc, nessa data querida, assim como vc princesinha, vc estava linda em seu trono, parabéns, princesa ops RAINHA rsrsrs....Ana pra tu sobrou um bjim, no fim do comentário...dessa vez a flor, rainha com nome de perfume, me levou toda a escrita e emocao(que festa linda) chorei aqui vendo que mae, maravilhosa vc é meu amor, parabéns viu!!!! bjs Haaa papai merece parabéns tb, de um presente com intenção dupla...alivio cacunda né?rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!!!
      adeus nada viu... rsrsr... essa menina mesmo com bicileta adora a "cacunda"do pai...
      Se viu que coisa Wil , perfume,flor...
      E olha aqui não vale este negocio de comprar na loja não, tem que ser feito pela mãe... então trata de aprender logo... rsrsr
      Obrigada pela "mae maravilhosa"... e por ela é claro... vou ler pra ela seu recadinho... pro Ivan também, alias ele é que lê... entra aqui sabe...rsrsr
      ADORO sua emoc'ão a flor da pele... isso é muito bom sabia??? beijossssss

      Excluir
  10. Que delícia Ana!!! É bem parecido com aqui, mas já me disseram e já li em outros blogs que os alemães e mesmo o cantão suíço/alemão, conseguem ser mais restritos. Mas eu amo tudo isso sabia? Acho mais real pra criança e me parece fazer mais sentido.
    Um beijão e parabéns pra ela!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ju! ela gostou do mesmo jeito, nem precisamos fazer badalações...
      poucos amigos e um bolo já fez a alegria dela...
      e no mundo de hoje faz mais sentido com certeza...
      Obrigada pelo carinho...
      beijoss

      Excluir
  11. Ana, mas que coisa bonita!! qt festa menina, qt comemoracao, viva a Valentina! Adorei a cadeira de rainha, rrs ,mt fofa a ideia.

    E ja aprendeu tudo heim? Menina esperta!
    Mas a Valentina ja ta falando alguma coisa em alemao?

    ps. Amei a tua parede cheia de delicadezas :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, verdade este aniversário foi simples, porém "muito" comemorado...
      Viva, viva!!! rsrsrsr
      A Valentina já esta falando algumas palvras, poucas frases... mas já esta entendendo bem mais... a daptação dela melhorou muito, não chora mais... acho que até ano que vem ela já esta falando mais... (é claro!!! :I )

      Obrigada pela parede... rsrsr... Adoro decoração... sempre vou comprando uma coisinha ali, outra acola... e colocando na casa... rsrsr
      beijosssssss

      Excluir
  12. aaahh sabe que eu nao gosto qd os alemaes vem com esse papo de cantar parabens em ingles? eu vou logo dizendo ,em ingles nao!! em alemao!! e eles obedecem, ahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... em alemão é bem mais bonitinho... é a língua deles...
      também não sei por que... o Ivan disse que no trabalho deles sempre é em inglês também, e bem "morto"... sem graça...
      bj

      Excluir
    2. ahaha, é, eles cantam em ingles e nao batem palma no fim, ahahah, a gente aqui sempre bate palmas e fica todo mundo com cara de bobo olhando pra gente ahahahaha

      Excluir
  13. Que post mais lindo, Ana!! A Valentina é uma graca! Ela deve ter se sentido a própria princesa!! Achei super engracado ela ter ficado indignada por nao terem cantado "Parabéns pra vc". hahahahaha Que fofa!! Ri muito do "mamae só sabe fazer esse bolo" hahahahaha Nao posso deixar de comentar: sua casa é taaaaaaaao linda!!
    Vc gostou do Vapiano?? A fila tava imensamente grande ou eu dei azar? Todo mundo fala que a pizza é boa mesmo! Eu comi um macarrao - que nao estava ruim, mas também nao era maravilhoso - e da próxima vez, pegarei pizza!
    Beijao!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê!!! obrigadaaaaaa....
      sentiu mesmo Lê... já é alucinada por tudo de princesa (toda meninha é...) e quando viu a cadeira e a coroa... nossa se sentiu a própria!!! faltou o castelo... rsrsr
      Mentira sei fazer outros simmmm... é que coicidentemente (mentira isso também, é que já tinha as coisas aqui pra fazer... rsrsr) eu fiz igual...
      ADorei o Vapiano Lê, aqui não tinha fila nenhuma, será que é por que Dresden é menor... sei lá... e a pizza é boa sim... voltaremos sempre lá pra comer pizza... e os chás lindinhos... comprei o branco e o verdinho...
      Volta lá sim... eu amei sua dica!!!
      beijosssssss

      Excluir
  14. Adoro ler sobre as experiências da Valentina!
    Olha, essa do número de amiguinhos ir variando com a idade eu ainda não tinha ouvido. Mas a história de 'best friend' rola mesmo! Aliás, não é só com as crianças. Em geral, com alemão não tem essa de convidar só pra fazer uma social ou pra não ficar chato ;-)
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LU!
      nossa agora vc me deixou mais feliz ainda... achei que era apenas uma cordialidade da mãe dela... que bom então, sinal que a Valentina já tem amiguinhas que gostam dela... :) :) :)
      isto é verdade alemão é prático, franco... gosto disso neles... sem lero, lero...
      beijosssssss

      Excluir
  15. Oi minha querida, nossa que festa hein....como sempre falo tudo de bom...rsrrs
    A Valentina cada vez mais linda e grande ja parecendo uma mocinha.
    O bolo está com a aparencia ótima deu até vontade de comer.Ana quanta coisa boa né as ftoos então uma mais linda do que as outras até parece catão postal as últimas cada lugar lindo.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fazinha!!!!
      obrigada viu.... pelo seu carinho de sempre... ADORO!!!
      a festinha foi muito simples, mas ela adorou e nós também... essas pessoas são muito queridas aqui... valeu muito!!!
      O bolo estava ótimo Fá.... do jeito que a gente "brasileiro"gosta... bem docinho!!!! rsrsrsrsr
      beijaoooo no coracao amiga

      Excluir
  16. Oiii

    Ana eu amo o Vapiano! Tem um perto do lugar onde eu trabalho nas segundas... as vezes eu almoco por la! É uma delicia.

    hahah eh mesmo as festinhas de crianca sao beeeem diferentes, mas pro bolso é bom!

    acho que uma bicicleta foi um ótimo presente, a Valentina vai aproveitar até!

    e parabéns para a linda flor!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Debora...
      também achamos que acertamos com o presente... ela esta vidrada na bicicleta... e tem lugar melhor pra ter bicicleta do que aui na Alemanha??? com este parques lindos...com cidades planejadas para bicicletas...
      Eu também amei o Vapiano!!! fiquei fã... e os vasinhos de ervas??? um charme...
      beijosssssss e a flor agradece... rsrsr

      Excluir
  17. Coisa mais fofa a Valentina vestida de rainha! As fotos mostram muito bem a felicidade dela com os amiguinhos. Ana, eu acho fantástico o fato de ela não entender muito o alemão mas mesmo assim ter se divertido tanto. Criança tem um dom especial de se comunicar, eu acho.
    Ah, e o seu bolo ficou lindão!!! Aposto que as crianças devoraram!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana!
      o bolo ficou libdão??? mais ou menos... rsrsrsr
      menina se as crianças adoraram vai ser um mistério que nunca ei de saber.... rsrsrsr
      Agora sobre o aniversário dela na escola também achei muito interessante...
      e como vc disse Ana criança tem um dom especial mesmo.... ainda bem!!!!
      Beijossssss e contagem regressiva!!!!!

      Excluir
  18. Oi Ana...
    Tudo bem?
    Que lindo as fotos amiga...que legal que vcs estão conhecendo o mundo...
    Dê um beijimho na Valentina pelo aniversário..
    Continue mandando as fotos, assim também podemos conhecer o mundo também..
    Saudades amiga...
    Fernanda - Hitachi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi FÊ!!!!!
      e aí mulher????
      se viu que bacanas as fotos... se viram de Paris???? um sonho Fê... que lugar lindo... alias toda Europa é linda viu... não que eu conheço toda... rsrsr. Mas o que já conheci é bem legal...
      Sempre estarei fazendo posts sim, dos costumes daqui... das nossas historias...
      Adorei vc e Aline passar por aqui... pois sinto falat de vcs pra caramba... é a parte ruim de estar longe... fazer oque né Fê, nunca podemos ter tudo...
      Beijos, beijos, beijos querida....
      com muito carinho

      Excluir
  19. Oi Ana...
    Tudo bem?
    Que lindo as fotos amiga...que legal que vcs estão conhecendo o mundo...
    Dê um beijimho na Valentina pelo aniversário..
    Continue mandando as fotos, assim também podemos conhecer o mundo também..
    Saudades amiga...
    Fernanda - Hitachi

    ResponderExcluir
  20. Que coisa boa ver que ela ta se saindo super bem na escolinha ne! cheia de amiguinhos, comemorando o aniversario e tudo. E a bike ela vai usar muitooo por aqui! presente perfeito :)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! vc esta sumida daqui... que bom que apareceu...
      A Valentina esta sim aos poucos se adpatando e fazendo amiguinhos...
      A bike ela adorou e esta usando sim... rsrsr
      E você como esta??? a family??? :)
      beijosssss

      Excluir
  21. Aqui nos EUA é mais como na Alemanha do que no Brasil, Ana. Pra ser honesta, eu sempre detestei aquelas festa megalomaníacas para crianças no Brasil, isso muito antes de mudar pra cá. Acho triste fazerem festa pra 50 pessoas no aniversário de 1 ano de um bebê que vai ficar estressado o tempo todo com toda aquela gente, barulho e movimento em volta. Fora que no Brasil festa de criança é mais pra adulto: tem bebida alcóolica, pagode e vara a noite. Sempre achei tudo isso muito estranho. Estamos organizando a festinha de 1 ano do Oliver no mês que vem e seguindo o costume americano a festa vai ser na nossa casa, para menos de 10 pessoas, com um bolo que eu mesma vou fazer. Acho importante não deixar passar a data em branco, como também não esquecer que a festa é pra criança, não pros pais. Parabéns pra Valentina, Ana, que linda ela no meio das flores. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli!
      Você toda razão, eu e Ivan curtimos fazer a festinha pequena aqui em casa e a da escola foi uma graça...
      Putz Oliver já vai fazer 1 ano!!!!! caramba... depois comente como foi viu...
      Obrigada, também adorei essas fotos no parque com as flores... na verdade aqui toda essa atamosfera e beleza deixam as fotos encantadoras...
      beijos querida...

      Excluir
  22. Eu amei seu layout, mas só pra dizer que ficou mais difícil de ler por causa das cores fores no fundo. Ou talvez só apareça assim no meu computador. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não sei como clarear o fundo... vou ver se consigo...
      beijo

      Excluir
  23. Oi amiga.. seu bolo parece que ficou gostoso... adorei a criatividade!! e as crianças comeram?? Valentina cada dia mais linda..toda feliz de rainha.. não sabia desses costumes ai, quanto a festas tudo bem, mais não chamar todos coleguinhas:((, mais costume é costume, como vc disse pra eles é normal. E a Valentina aproveitando sua bike??Lindo presente!
    Ah!! encontrei com a Leninha sábado, falei pra ela sobre o Post do blog, ela não tinha visto ainda, pois disse que está quase doida com o concurso que vai fazer agora essa semana.
    E no mais td em paz por ai??
    Bjs no coração!! saudds..muita!!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cris!!!!
      o bolo ficou divino, porém para os padroes brasileiros... rsrsr pra eles nunca saberei.... rsrsr
      Obrigada pela Valentina... :)
      Aqui não se faz as festas iguais a do Brasil, muita gente nunca amiga... e com poucos amiguinhos, somente os Best Frindes!!!!
      A Lena ta doida, ela me escrevu um e-mail, adorei... falando do post... será que foi depois de sabado, vou olhar lá de novo...
      Aqui esta tudo certinho sim... agora correria, pois minhas aulas voltaram... vou ver se falo um pouco do curso no proximo post... mas nao esta dando tempo de nada mais...
      Começando o outono por aqui, estou curiosa pra ver como é... dizem que é lindissimo... entao estou na espectativa...
      Beijos tambémmmm, muitos!!!!!!!! com muitas saudadesssss.... e manda um para seus dois gatos (com todo respeito amiga)...
      Beijãooooo

      Excluir
  24. Hey Ana, que festa de arromba!!!

    Se fosse mais perto eu teria ido.

    Amei as decoracoes na parede, a cadeira de rainha, toda prosa e faceira, linda a tua filha.

    Olha duas coisinhas: klein Problem (tendeu;))

    Outra grave: Se vc nao tiver permissao dos pais para expor as criancas da escolinha por favor retire urgente porque uma delas pode te processar, amiga. Aqui foto de crianca assim só com permissao assinada ou por emails onde vc pode provar depois que pediu autorizacao e elas te deram. Se elas nao te deram, corta as criancas das fotos e deixa somente a tua filha.

    Alemao é assim mesmo nao gosta de parabéns adiantado e se a gente tenta dar eles saem de fininho.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  25. Ana, arrasou! Consegui fazer muita coisa , hein? Espetinho de fruta, bolo de brigadeiro... Fiquei morrendo de vontade, aqui! Agora, o negócio de convidar pouca gente da sala parece embaraçoso pra nós, não? Fico com dó das crianças que não são convidadas... Mas, me parece até certo fazer os pequenos irem lidando com as frustrações... Nós latinos temos a mania de poupar nossos filhos DEMAIS, como se não pudessem ser contrariados.
    Pelo que vejo nos seus posts, acho que você está mais entrosada aí na Alemanha do que a gente aqui nos EUA. Até hoje não veio ninguém na minha casa, e eu nunca fui á casa de ninguém. Snif! O aniversário da Laura teve um convidado - meu pai. Rsss
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cris!!!! tadinha... já, já vai ter amigos aí te visitando..
      e filha se meu pai pudesse estar presente eu ficaria muito feliz....
      Nossa adaptação tem sido de certa forma muito boa... espero que continue assim... a lingua ainda é um entrave... Mas me conta como esta a sua???
      beijossssss

      Excluir
  26. Oi Amiga!!! achei lindo o niver da Valentina!! imagino ela com dia de rainha!!rsrs
    Adorei sua decoração..e criatividade!! isso nao te falta né?!tudo uma graça....
    Que gostoso ver acarinha de felicidade da Valentina.... ela deve ser muito querida pelas amiguinhas!! deve agitar as alemanzinhas ,kkk
    A foto da sua casa,esta um encanto!!! a sua cara,muito fofa!!! amei, amei e amei!!!!!!
    Saudades amiga!!beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thá!!!!
      obrigada, obrigada, obrigada...por tantos elogios...
      Se agita amiga... rsrsrsr
      Obrigada pela casa, simples mais cheia de corações... :-)
      Saudades de vcs todos... não vejo a hora de ver, falar com vcs... Eta dezembro!!!
      beijosssss

      Excluir
  27. Que fofo o aniversário!!! Eu adorei :-) E adorei o bolo - cobertura de brigadeiro é tudo de boooooom :-D
    Beijocas, e parabéns pra Valentina!
    Angie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Angie...
      também amo brigadeiros!!!! hummmm....
      beijossssssss

      Excluir
  28. OLÁ VIM CONHECER TEU BLOG E É MARAVILHOSO JÁ ESTOU TE SEGUINDO
    BEIJO NO CORAÇÃO!!!....._.;_'.-._
    ...{`--..-.'_,}
    .{;..\,__...-'/}
    .{..'-`.._;..-';
    ....`'--.._..-'
    ........,--\\..,-"-.
    ........`-..\(..'-...\
    ...............\.;---,/
    ..........,-""-;\
    ......../....-'.)..\
    ........\,---'`...\\
    .....................\

    ResponderExcluir
  29. Oi Ana! Feliz aniversario pra sua lindinha! Que delicia todas essas festas!
    Eu sinto tanta saudades das nossas festas no Brasil... La sim a gente comemora, ne? E da parabens antes, durante e depois! hahaha
    Seu bolo deve ter ficado maravilhoso!

    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LU!
      obrigada flor...
      no Brasil comemora-se muito!!!!! verdade... rsrsr
      ficou sim viu Lu... uma deicia... rsrsr
      beijossssss

      Excluir
  30. Ana...
    estou impressionada como a valentina esta linda...amiga...

    ela mudou tanto ...felicidades a voces ....
    bjos e saudades...

    valesca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi flor... se acha????
      cresceu né... mas obrigada!!!!
      beijosssssss

      Excluir

Páginas